Bach descarta ampliar grupo que discute cortes de gastos da Olimpíada

As negociações entre o COI, os organizadores de Tóquio-2020, o governo municipal e o governo do Japão devem provocar cortes de gastos

© Reuters / Kai Pfaffenbach

Esporte 2020 19/10/16 POR Estadao Conteudo

Em viagem ao Japão, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de ampliar o grupo de conversações para reduzir os custos com a organização dos Jogos de Tóquio, além de revelar a possibilidade de competições do evento de 2020 serem realizados na região de Fukushima, afetada por um desastre nuclear.

PUB

As negociações entre o COI, os organizadores de Tóquio-2020, o governo municipal e o governo do Japão devem provocar cortes de gastos, disse Bach. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, havia proposto a inclusão das federações nacionais e internacionais nas conversações, mas Bach declarou que a composição do grupo já havia sido acordada.

"Temos um acordo sobre esse grupo de trabalho de quatro partes", explicou. "E isso foi muito bem recebido pelo governo metropolitano de Tóquio e a governadora, e seguiremos com este acordo que alcançamos ontem (terça-feira)".

Um comitê do governo da cidade formado por Koike estimou que o custo dos Jogos superaria os US$ 30 bilhões (aproximadamente R$ 96 bilhões), quatro vezes a estimativa inicial, a menos que se façam cortes drásticos.

Bach viajou ao Japão em meio à crescente tensão entre organizadores da próxima edição dos Jogos Olímpicos e a recém-eleita governadora de Tóquio, Koike, que pressiona para que cortes sejam realizados. Uma comissão da cidade propôs mudar as sedes de alguns esportes para instalações já construídas, o que incluiria a realização dos eventos do remo e da canoagem a centenas de quilômetros da capital japonesa.

Nesta quarta-feira, Bach, entre outros compromissos, se reuniu com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, e discutiu a possibilidade de realizar alguns eventos na região nordeste do Japão, afetada pelo tsunami de 2011 e o desastre nuclear de Fukushima. "Beisebol e softbol foram algumas das opções propostas", disse o presidente do COI. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida