Sinal de pouso em Marte é interrompido e segue sem comunicação

Por causa disso, ainda não há confirmação de que o Schiaparelli está ativo no solo marciano

© Divulgação / NASA

Tech Missão 19/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O diretor de operações de voo da Agência Espacial Europeia (Esa), Paolo Ferri, informou que o sinal com o módulo Schiaparelli foi perdido um minuto antes do veículo pousar na superfície de Marte nesta quarta-feira (19).

PUB

No entanto, há ainda esperanças de restabelecer a comunicação com o equipamento. Após cerca de três horas do pouso, o equipamento ainda não emitiu nenhum sinal de resposta para o ESA.

Segundo Ferri, a sonda MRO (Mars Reconnaissanse Orbiter) da Nasa, que sobrevoa a área onde o módulo deve estar "tentou comunicar-se, mas não registrou nada".

Por causa disso, ainda não há confirmação de que o Schiaparelli está ativo no solo marciano. Apesar da falta de informações, Ferri disse que ainda há esperanças de que o equipamento esteja funcionando. Isso porque durante a recepção na Terra dos dados da MRO houve um problema de comunicação e não está claro ainda se o silêncio está ocorrendo por isso ou se há um problema no módulo.

Missão ExoMars

A Europa e a Rússia pousaram o módulo Schiaparelli em Marte, em uma primeira missão do tipo pelas duas agências. O pouso em Marte faz parte da missão ExoMars 2016, que tem como objetivo buscar sinais de vida do tipo bacteriano no planeta.

A operação é realizada sob controle da Agência Especial Europeia (ESA), direto de seu centro em Darmsntadt, na Alemanha, e ocorre em conjunto com a agência russa Roscosmos e com grande participação tecnologia da Itália. É a primeira vez que um aparelho espacial europeu atravessa a atmosfera de Marte em uma descida de seis minutos, durante a qual também serão coletados dados sobre o planeta. O módulo Schiaparelli se desprendeu há dois dias do satélite Trace Gas Orbiter (TGO) e permaneceu em modo de hibernação até a descida a Marte para economizar energia.

Minutos antes de começar a entrar na superfície do planeta, seu computador de bordo foi acionado e religado. "Os sinais emitidos pelo Schiaparelli devem ser captados pelo telescópio GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope) que está em Pune, na Índia. Mas o sinal chegará com 10 minutos de atraso, característico da comunicação entre Marte e Terra", disse o diretor de ooperações de voo e missões da ESA, Paolo Ferri.

"Poderemos dizer que o Schiaparelli sobreviveu à descida somente depois de receber seus sinais", explicou Ferri. Quando o módulo entrar na atmosfera de Marte, seus sensores começaram a recolher informações sobre o planeta, ação que permanecerá também durante os 15 primeiros minutos em solo.

Depois, seu sistema transmissor será desligado para economizar energia, mas a coleta de dados continuará. A missão é dedicada ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli, autor do primeiro mapa completo de Marte. A Agência Espacial Italiana (ASI) foi o principal contribuinte da missão, com 350 milhões de euros, que representam 32% do valor total.(ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 25 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens