Petrobras apresenta proposta de reajuste salarial de 6% a petroleiros

Representantes dos trabalhadores criticaram a nova proposta

© Reuters

Economia Negociação 20/10/16 POR Estadao Conteudo

A Petrobras apresentou nessa quarta-feira (19), aos sindicatos dos petroleiros uma nova proposta de negociação salarial. A companhia oferece agora um reajuste de 6% no salário base e Benefício Farmácia, além da substituição do Auxilio Almoço pelo Vale Refeição para todos os empregados que não recebem alimentação, informou a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), em nota.

PUB

Os representantes dos trabalhadores criticaram tanto a nova proposta quanto a forma como foi divulgada.

A FNP afirmou que a Petrobras desrespeitou a rodada de negociação prevista para acontecer nesta quarta-feira, 19, às 14h, ao enviar a nova proposta de negociação para renovação do acordo coletivo enquanto ainda negociava com integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que também representa funcionários da estatal. Em retaliação, a FNP declarou que não compareceria à reunião com representantes da empresa.

Já a FUP afirmou que "a Petrobras continua propondo arrocho salarial, retirada de direitos e a oficialização do calote negocial". Segundo a entidade, é inadmissível qualquer proposta que não reponha sequer a inflação do período.

"As direções sindicais deixaram mais uma vez claro que horas extras e jornada de trabalho não são objeto desta negociação e que qualquer questão relativa a esses temas deve ser tratada na Comissão de Regimes, após o fechamento do acordo. Até porque, precisamos entender como a empresa é capaz de gastar R$ 1 bilhão por ano com horas extras gerenciáveis, se insiste em afirmar que está sobrando trabalhador nas áreas. Ou os gerentes são incompetentes ou coniventes com o mau uso destes recursos", divulgou a FUP, em sua página na internet.

A FUP comparou a atual direção da Petrobras aos gestores da estatal nos anos 90, quando, segundo eles, crises eram enfrentadas com venda de ativos, redução de direitos trabalhistas e arrocho salarial. "Os petroleiros já viram esse filme e não querem reprise. Por isso, é fundamental que os trabalhadores intensifiquem as mobilizações, participando da Operação Para Pedro, dos seminários de greve e das assembleias setoriais, onde os sindicatos têm discutido novas formas de mobilização", convocou o sindicato.

O Conselho Deliberativo da FUP reúne-se no próximo dia 24 para avaliar a proposta apresentada pela Petrobras, definir os próximos passos da campanha e apontar os indicativos para as assembleias que serão realizadas entre os dias 25 e 30 de outubro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 11 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Fake News Há 9 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 9 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 9 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 10 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 10 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Televisão Há 10 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil ACIDENTE-SP agora mesmo

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

mundo Japão Há 10 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos