A criança flagrou os pais fazendo sexo, e agora?

Por mais cuidado que se tenha, a chance de as crianças flagrarem os pais fazendo sexo existe

© iStock

Lifestyle PAIS 11/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Para evitar que os pais sejam pegos "no flagra", os especialistas dão algumas dicas, de acordo com o UOL. "Trancar a porta do quarto todos os dias é uma das soluções", afirma a psicóloga Betty Monteiro, autora do livro “Criando Filhos em Tempos Difíceis” (editora Summus). Assim, mesmo que a criança bata na porta, os pais terão tempo de interromper o que estão fazendo ou pedir que ela espere um pouquinho, conforme revela Mariana Amaral, psicopedagoga e psicóloga clínica e hospitalar pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Manter a babá eletrônica ligada, para saber o que acontece no outro quarto, também é uma alternativa.

PUB

O pesadelo de mães e pais, quando se torna realidade, deve ser levado a sério, mas não é preciso se desesperar. As reações e respostas vão depender da idade dos pequenos. Caso a criança tenha por volta dos três anos, o indicado é responder, da forma mais breve possível, apenas se ela perguntar, com outra pergunta. Por exemplo: caso ela pergunte o que os adultos estavam fazendo, a resposta deve ser: "o que você viu"? Assim os pais conseguem saber exatamente o que a criança sabe e podem falar o mínimo possível.

Já quando a criança tem cerca de cinco ou seis anos, ela consegue entender melhor o que está acontecendo e pode questionar por que os pais estão sem roupa. Nesse caso, a alternativa é explicar, mas sem se delongar muito - em geral, dizer que papai e mamãe estavam namorando é o suficiente.

Aos sete anos, as crianças vão perguntar mais e ficarão mais curiosos sobre a cena. Nesse caso, não use vocabulário adulto; algo como os pais estarem fazendo amor, algo que os adultos fazem quando se gostam, é suficiente. “Tudo bem voltar ao assunto depois, se não conseguir falar com a criança na hora. Só não é possível ignorar”, fala Silvia.

Dentre as atitudes que não devem ser tomadas de forma alguma estão pedir desculpas e agir de forma agressiva, culpando a criança pelo ocorrido. Caso o pequeno ache que o pai estava agredindo a mãe, não se desespere, pois esta é uma interpretação natural. Os pais devem afirmar que não houve nenhum tipo de agressão e que os dois estão bem. Se a criança começar a ter comportamentos estranhos após o flagra, como medos, tentativa de dormir no quarto com os pais ou pedir que um deles passe a dormir com ela, o indicado é consultar uma terapeuta infantil. Caso tudo permaneça como antes, mantenha a tranquilidade. E tranque a porta.

Leia também: 6 lugares incríveis para viajar com as crianças

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 13 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 15 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 15 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 15 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 14 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 16 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 13 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos