Alckmin nacionaliza agenda e articula 'bancada' do PSDB

A movimentação visa a disputa ao Palácio do Planalto em 2018

© Agência Brasil

Política Política no Brasil 23/10/16 POR Estadao Conteudo

Considerado o maior vitorioso do PSDB nas eleições municipais, o governador Geraldo Alckmin atua agora para expandir sua influência para além de São Paulo e ganhar espaço na bancada do partido no Congresso, hoje dominada por aliados do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

PUB

A movimentação, que visa a disputa ao Palácio do Planalto em 2018, tem como objetivo reforçar a "bancada alckmista" na Câmara para os debates sobre as escolhas de postos chaves do parlamento e do partido, que acontecem entre o fim de 2016 e os primeiros meses de 2017. Além de Alckmin, Serra e Aécio aparecem como nomes tucanos cotados para a sucessão de Michel Temer.

A primeiro medida do governador neste sentido será exonerar, até o fim do ano, o seu secretário de Desenvolvimento Social, o deputado federal Floriano Pesaro (PSDB-SP), para que ele reassuma o cargo em Brasília.

Segundo tucanos próximos ao governador, a ideia é que ele entre na linha de frente de Alckmin nos bastidores e em discursos na tribuna da Casa para pavimentar o projeto do governador. Além de Pesaro, outros cinco deputados formam o chamado "núcleo duro" de Alckmin na bancada - Silvio Torres, Eduardo Cury, Miguel Haddad, Vitor Lippi e Vanderlei Macris.

O reforço na bancada também tem como justificativa compensar a perda de dois aliados-chave do Palácio dos Bandeirantes na Câmara. Bruno Covas, eleito vice-prefeito da capital, e Duarte Nogueira, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Ribeirão Preto.

Em outra frente, o governador vai reforçar o escritório de representação de São Paulo em Brasília. Ex-chefe da Casa Civil de Alckmin, Edson Aparecido, que não conseguiu se eleger vereador na capital, deve assumir o posto em breve.

Protagonismo

Segundo Torres, secretário geral do PSDB e um dis principais aliados do governador, Alckmin assumiu um "protagonismo compulsório". "O governador vai se movimentar mais, pois será mais demandado. Mas a prioridade dele é o governo", disse.

Presidente do PSDB paulista, o deputado estadual Pedro Tobias vai além: "Há uma avenida para o Alckmin. Todas as condições estão à favor dele."

Para "nacionalizar" sua gestão, Alckmin também tem viajado pelo País. Tendo como mote uma de suas bandeiras, os testes clínicos de vacinas contra a dengue produzidas pelo Instituto Butantã, o governador esteve em Recife, Cuiabá, Campo Grande e Sergipe, e deve visitar ainda outros Estados.

O governador também intensificou o diálogo com outros governadores tucanos, como Beto Richa, do Paraná, e Marconi Perillo, de Goiás.

Os momentos determinantes para os postulantes tucanos à Presidência serão a escolha do líder da bancada na Câmara, em novembro, a eleição da Mesa Diretora da Câmara, em fevereiro, e a formação da nova executiva nacional, em maio.

Também em fevereiro, Alckmin vai tentar emplacar um aliado do seu grupo na presidência do PSDB paulista. Quatro nomes ligados a ele são citados para o posto: Macris, Torres, Covas e Pesaro.

A ideia é inviabilizar uma possível candidatura "avulsa" do senador José Aníbal (PSDB-SP), que é ligado a Serra. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 15 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 14 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 13 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 14 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 9 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

fama Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

esporte Luto Há 6 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

lifestyle Dicas de lavandaria Há 14 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina

fama LUISA-MELL Há 10 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul