6 dicas para se ambientar com o inglês antes de ir para o intercâmbio

Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão países falantes do idioma, como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido

© iStock

Lifestyle DO YOU SPEAK? 24/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A decisão por um programa de intercâmbio está praticamente ligada ao desejo de se obter mais conhecimento: seja o aprimoramento de um idioma, a troca de culturas, o contato com a história das nações, o aprofundamento nas relações humanas ou ainda a continuidade dos estudos. Para que todas as oportunidades geradas sejam aproveitadas ao máximo, um ponto precisa ser levado em consideração: o domínio do inglês.

PUB

Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão países falantes do idioma, como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Conseguir se comunicar e interagir em inglês já na chegada facilita a adaptação, permite maior riqueza na vivência e também a chance de escolher entre os cursos mais completos, já que muitos deles exigem níveis específicos de conhecimento.

A seguir, os especialistas Vinicius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa São Paulo e Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge English no Brasil (departamento da Universidade de Cambridge dedicado à certificação internacional de inglês), listam algumas dicas para você se preparar antes de embarcar:

1. Seja participativo e extraia o máximo das aulas de inglês

Aproveite o momento em sala de aula para interagir com os colegas colocando em prática o aprendizado e trazendo para o exercício de conversação temas que farão parte do cotidiano, como descrever a si mesmo e seus interesses, assim como aprofundar o conhecimento do outro. Além disso, fale com o professor sobre seu objetivo e dificuldades para que ele possa trabalhar focado em atender essas necessidades. Treinar esses pontos fará com que o nível de insegurança seja menor, o que diminui as chances de retração e aumenta o preparo para desbravar o território, conhecer pessoas e habituar-se à nova rotina.

2. Faça buscas sobre o destino em inglês

Após escolher o destino, amplie a busca de detalhes, passeios e cotidiano do local para canais que trazem informação em inglês. Dessa forma, além de entrar em contato com conteúdos produzidos por pessoas do mundo todo, você passará a ter proximidade com descrições, gírias e expressões que certamente farão parte do novo dia a dia. A familiarização com os termos e com a maneira de definir os lugares e os costumes ajudará depois no relacionamento e na interação com moradores locais ou mesmo outros visitantes estrangeiros. Ler o jornal da cidade pela internet também é uma boa forma de se aproximar do idioma e de ficar por dentro das notícias regionais.

3. Treine atividades cotidianas

Coisas simples, como a leitura de um cardápio, pedir uma informação ou preencher um formulário podem representar desperdício de tempo para quem tem dificuldades com o inglês. Para evitar essa situação, busque por atividades que estimulem o treino destas tarefas de forma remota. É possível encontrar opções na internet, como a seção Learning English, disponível aqui, que reúne mais de 80 opções de exercícios gratuitos, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho.

4. Crie um glossário com termos relevantes

Organizar bem o conhecimento é fundamental para garantir maior segurança e desenvoltura na comunicação. Ao decidir fazer um intercâmbio, comece a selecionar termos e expressões que aparecem nas aulas, filmes e músicas e mantenha um registro que possa ser rapidamente acessado. Tente focar na língua usada em interações informais e agrupe-as de acordo com a sua função (negociar, começar uma conversa, expressar interesse, discordar, etc). A Cultura Inglesa oferece um aplicativo gratuito e de fácil uso, que permite que todo o seu aprendizado fique armazenado no seu celular, Lexical Book App.

5. Aumente a sua exposição ao idioma

Hoje em dia é possível criar oportunidades para o uso do inglês mesmo antes de mudar para outro país. Através de pequenas mudanças na sua rotina, o idioma pode entrar na sua vida de maneira mais direta, aumentando a sua segurança e o seu conforto ao se comunicar. Mude a configuração do seu celular para inglês, por exemplo. Faça anotações pessoais, como listas de compras e pendências, em inglês. Mude o idioma principal do seu computador e privilegie leituras e programas de televisão na língua inglesa. Dessa forma, a imersão no idioma pode começar antes mesmo do intercâmbio.

6. Estude a cultura do seu destino

Um dos fatores mais importantes para uma comunicação de sucesso é a sensibilização aos aspectos culturais. Ao limitar sua preparação a palavras novas e estruturas gramaticais você pode desconsiderar fatores críticos de sucesso para uma comunicação eficiente. Busque investigar, através de cursos de inglês que privilegiam o ensino da cultura, da internet e filmes, como os falantes de inglês do seu destino se comportam e como eles interagem socialmente. Muitas vezes desconhecemos regras de interações que podem garantir uma adaptação mais tranquila em um outro contexto. Aspectos relacionados à privacidade, assuntos proibidos ou inapropriados e linguagem corporal são fundamentais para uma comunicação eficiente. Comunicar-se bem vai muito além do conhecimento de vocabulário e gramática.

Leia também: 20 locais para visitar antes dos 20, segundo o New York Times

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos