Em meio a crise, Papa recebe Maduro e pede diálogo

Encontro com o presidente da Venezuela não estava na agenda

© REUTERS/Andreas Solaro/Pool

Mundo conversa 24/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (24) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma audiência privada no Vaticano. A notícia do encontro foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, mas a visita do mandatário venezuelano não estava na agenda, já que ele fazia um tour diplomático por países produtores de petróleo.

PUB

"A reunião ocorreu no âmbito da preocupante situação de crise política, social e econômica que o país está atravessando e que repercute pesadamente na vida cotidiana de toda a população. Deste modo, o Papa desejou continuar oferecendo sua contribuição a favor do país e de qualquer passo que ajude a resolver as questões abertas e a criar maior confiança entre as partes", diz uma nota do Vaticano.

O Pontífice também convidou o presidente a seguir "com coragem" pelo caminho do "diálogo sincero e construtivo" para "aliviar o sofrimento das pessoas e promover um clima de renovada coesão social que permita olhar com esperança para o futuro".

No fim da semana passada, a crise na Venezuela se agravou, graças à decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), fiel a Maduro, de suspender o processo de coleta de assinaturas para pedir um referendo revogatório contra o presidente. Em seguida, o Congresso, controlado pela oposição, aprovou um texto que acusa o mandatário de promover um "golpe de Estado" junto com os poderes Judiciário e Eleitoral.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal grupo adversário de Maduro, já pediu formalmente para o Vaticano mediar a crise na Venezuela. Além disso, o próprio secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, já havia se mostrado disposto a desempenhar esse papel, com a condição de que os dois lados concordassem.

ATUALIZAÇÃO

O governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição farão uma mesa de diálogo no próximo dia 30 de outubro. O anúncio foi feito pelo monsenhor Emir Paul Tscherrig, diplomata enviado pelo Vaticano para mediar a crise no país latino, após o encontro do Pontífice com o mandatário venezuelano.(ANSA)

(Foto de arquivo)

Leia também: Papa diz que Iraque vive 'crueldade desenfreada'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 10 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 10 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 10 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 9 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 9 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 9 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil Brasil Há 9 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

mundo Aviões Há 3 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 9 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil São Paulo Há 2 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts