3 dicas para o corpo não sofrer tanto na primavera

Estação ainda conta com dias de tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas ou da passagem de frentes frias

© iStock

Hidrate-se adequadamente

Segundo o médico, a saída mais eficiente para conter patologias ou alergias em dias de tempo seco é a hidratação adequada. Ele explica que a reposição de líquido mantém a mucosa das fossas nasais e da boca sempre bem hidratadas. Isso evita que substâncias alergentes entrem em contato direto com o trato respiratório e também dificulta a entrada de microorganismos no corpo por meio da respiração. “É importante beber água e outros hidratantes, nessa época do ano, proporcional à nossa sede. Dessa forma, ficamos ainda mais protegidos”, afirma o pneumologista.

© iStock

Evite diuréticos

Embora a ingestão frequente de líquido seja importante, o Dr. Carvalho observa que nem todas as bebidas contribuem com a hidratação necessária em dias de tempo seco. Segundo ele, opções diuréticas como chá ou cerveja e algumas marcas de refrigerante não ajudam muito, já que, ao invés de hidratar, acabam estimulando a perda de fluído pelo organismo. “Nesse caso, as melhores escolhas são sempre água e sucos naturais. No caso de quem faz atividade física, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. Por isso, pode-se fazer uso também de isotônicos, desde que haja o acompanhamento médico necessário”, acrescenta.

© PixaBay

Identifique sinais de desidratação

Para que possamos identificar possíveis ocorrências de desidratação, nesta primavera, existem alguns sinais além da sede. Entre eles estão dor de cabeça, boca seca, prisão de ventre, irritabilidade, problemas de pele, como ressecamento, eczema e dermatite, além de urina mais escura.

“Acordar com dor de garganta também pode indicar a necessidade de reposição de líquido. Afinal, em muitos casos, respiramos pela baca, enquanto dormimos, o que permite que o ar seco dos dias quentes resseque tanto a nossa garganta, quanto as mucosas do nosso trato respiratório superior”, explica. “De qualquer forma, com os cuidados necessários, podemos reverter todos os problemas aqui mencionados e passarmos por esta estação de maneira totalmente saudável”, conclui o pneumologista do HCor.

© iStock

Lifestyle Alergia 25/10/16 POR Notícias Ao Minuto


No Brasil, as estações do ano não são tão bem definidas, quanto em países da Europa ou da América do Norte, por exemplo. Contudo, isso não impede que os brasileiros também sofram com problemas típicos da primavera, como a ocorrência ou o agravamento de problemas respiratórios.

PUB

“A polinização das flores nesta estação não chega a ser um fator de risco considerável aqui no país – principalmente em uma cidade como São Paulo. Porém, em função de mudanças bruscas de temperatura, a primavera brasileira ainda conta com dias de tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas ou da passagem de frentes frias. Isso contribui com o ressecamento da mucosa das fossas nasais e da boca, o que facilita a entrada de poluentes, vírus e bactérias responsáveis por diferentes tipos de doenças respiratórias e reações alérgicas”, afirma o pneumologista, Dr. Carlos Carvalho, coordenador do Serviço de Pneumologia do HCor – Hospital do Coração.

O especialista dá três dicas para o corpo não sofrer tanto com a primavera. Veja na nossa galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula