5 dicas para manter a saúde bucal impecável

A saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos

5 dicas para manter a saúde bucal impecável

A saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos

© iStock

1. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia

A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar desgastada.

© dr

2. Higienizar a língua é fundamental

As bactérias presentes na boca instalam-se não só entre os espaços dos dentes, mas também na camada dorsal da língua.

© iStock

3. Use fio dental

O fio dental deve ser usado antes da escovação, em todos os dentes. Com o auxílio deste produto é possível remover os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança (entre os dentes).

© iStock

4. Procure ter uma alimentação saudável

Alimente-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.

© DR

5. Visite o seu dentista

A melhor dica é a mais simples de todas: consulte um dentista a cada seis meses. Desta forma, o profissional poderá identificar os problemas bucais e tratá-los o quanto antes.

© Reuters

Lifestyle BELO SORRISO 25/10/16 POR Notícias Ao Minuto


O dia do dentista é comemorado neste dia 25 de outubro. Responsável por cuidar da saúde e estética bucal, as pessoas formadas em odontologia tem um importante papel, já que a boca desempenha também funções que influenciam na saúde de todo o organismo. Além de ser responsáveis pela mastigação dos alimentos e articulação de palavras, a boca exerce um enorme papel na estética. Afinal, um belo sorriso tem interferência direta na qualidade de vida e no desenvolvimento social humano.

PUB

De acordo com Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, apesar do fator estético ser de extrema importância, a saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, pois os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos. “Quando a saúde bucal não está em harmonia, os microrganismos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos”, comenta.

Pesquisas comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e nascimento de bebês prematuros, dentre outros. “Um exemplo disso é a Endocardite Bacteriana, infecção da parede interna do coração afetando principalmente as válvulas do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene ou de doenças bucais existentes”, explica. “É importante ressaltar que muitas doenças em estágios iniciais podem ser descobertas durante a consulta odontológica de rotina, como o câncer bucal e a bulimia, dentre outras”, complementa.

O que fazer então para manter em dia a saúde bucal? A dentista recomenda algumas dicas. Confira na galeria de imagens acima!

Leia também: 3 dicas para o corpo não sofrer tanto na primavera

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula