Para capitão, jogo mais difícil em 1970 foi contra a Inglaterra

A seleção ganhou de 1 a 0, gol de Jairzinho

© Clive Mason/Getty

Esporte memória 25/10/16 POR Folhapress

Na vitoriosa campanha na Copa de 1970 (seis vitórias em seis partidas), Carlos Alberto considerou o jogo contra a Inglaterra -então a atual campeã mundial e com jogadores do quilate de Bobby Charlton, Bobby Moore, Geoff Hurst e Gordon Banks- o mais difícil.

PUB

+ Gol mais incrível de Carlos Alberto Torres foi na Copa de 70; relembre

No primeiro tempo, a disputa era intensa e, em uma jogada na área do Brasil, o goleiro Félix fez uma ótima defesa e, na sequência, foi atingido no rosto, não intencionalmente, por Francis Lee. Não foi o que entendeu o time brasileiro e, principalmente, Carlos Alberto.

"Eu chamei o Pelé e falei: 'Pelé, tem que dar uma nesse cara aí pra ele sossegar'. E o Pelé: 'Deixa comigo, deixa comigo'."

Porém o capitão do Brasil se antecipou. "Na primeira bola dele [Lee], eu falei: 'Não vou esperar o Pelé'. Aí eu fui e dei." Deu forte, cometendo uma falta escandalosa, mas o árbitro israelense Abraham Klein relevou e não mostrou nem o cartão amarelo. 

Para o Brasil, lembrava Carlos Alberto, o lance foi um divisor na partida, a segunda do time na Copa. "A partir dali eles sossegaram." A seleção ganhou de 1 a 0, gol de Jairzinho.

TAÇA ROUBADA

Depois, na final, Carlos Alberto Torres marcou o último gol no 4 a 1 contra a Itália. Como capitão, levantou a taça Jules Rimet, batizada em homenagem ao presidente da Fifa que organizou a primeira Copa do Mundo (em 1930), que teve um fim trágico.

Foi roubada da sede da CBF, no Rio de Janeiro, em dezembro de 1983, e seu paradeiro virou um mistério. Segundo a versão mais difundida, a Jules Rimet foi derretida e transformada em barras de ouro. Carlos Alberto falava com pesar acerca do ocorrido.

"Aquilo foi uma grande sacanagem. Eu lembro que, no ônibus, ela foi 'sentada' ao meu lado, eu ao lado da taça, no avião [na volta da seleção brasileira do México para o Brasil] a mesma coisa, pra cuidar da taça, pra ninguém roubar. Mas aí, aqui, deixaram derreter...". A CBF providenciou depois uma cópia.

A Jules Rimet seria do país que ganhasse primeiro três vezes a Copa do Mundo. Desde 1974, disputa-se a Taça Fifa, que não ficará para sempre com nenhuma nação. O campeão de cada Copa tem seu nome inscrito no troféu. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Beckenbauer lamenta morte do Capita: 'Era um irmão para mim'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'