Estrategistas: eleição terá consequências para os partidos nos EUA

Os dois analistas defenderam por que acham que os candidatos de seus partidos sairão vitoriosos

© REUTERS/Damir Sagolj

Mundo futuro 25/10/16 POR Folhapress

Para dois estrategistas de campanha americanos, uma democrata e um republicano, a disputa pela presidência dos EUA terá consequências para os partidos, independentemente de quem sair vitorioso, se a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump.

PUB

Penny Lee, ex-diretora executiva da Associação dos Governadores Democratas, e David Kramer, ex-presidente do partido republicano no estado de Nebraska, falaram sobre as eleições em um evento organizado pelo consulado americano no Rio, nesta terça (25).

Para Kramer, seu partido passará por mais mudanças se vencer do que se perder.

"Ainda que tenha sido nomeado pelo partido, Trump não representa o establishment republicano. Se vencer, se tornará, de fato, seu líder, poderá moldá-lo à sua maneira, indicando pessoas para postos importantes a nível nacional", diz Kramer."Trump não é um conservador, por isso a transformação que o partido sofrerá se ele vencer será maior do que se tudo continuar como está. Se ele perder, o establishment só vai dizer 'eu avisei'."

O contrário seria o caso do partido democrata, avalia Lee.

"Se ela ganhar, teremos um desafio nas eleições legislativas, daqui a dois anos. Ela terá que, até lá, propor políticas que tenham amplo apelo, por um lado, e por outro, terá que mostrar para progressistas que não está abandonando causas, como a mudança climática, desigualdade social", prevê Lee.

"Mas se perdermos, a ala mais progressista do partido vai dizer que foi porque ela foi centrista demais, não mostrou suas convicções o bastante, ficou muito em cima do muro. Vão tentar trazer mais progressistas para o partido e nosso próximo candidato será alguém na linha de Bernie Sanders e Elizabeth Warren", avalia, em referência a duas figuras populares da esquerda do partido democrata: o candidato que dificultou a vida de Clinton nas primárias e a senadora pelo estado de Massachusetts.

"Quem quer que saia vencedor, é provável que seja presidente apenas por um mandato, pois terá muitas dificuldades nos próximos quatro anos", conclui Kramer, ao que Lee lembra: "Os dois candidatos têm a o maior índice de rejeição de qualquer candidato que já concorreu à Casa Branca."

VITÓRIA

Os dois analistas defenderam por que acham que os candidatos de seus partidos sairão vitoriosos.

Lee apontou para o crescimento da proporção de minorias, especialmente hispânicos, que tendem a optar por democratas, e argumentou que as eleições costumam refletir a avaliação que a população faz de quem já está no poder, no caso, o democrata Barack Obama, que tem, segundo ela, 56% de aprovação dos americanos.

Já Kramer minimizou o resultado de pesquisas de opinião recentes que mostram Clinton na frente. "Pesquisas são interessantes, mas são irrelevantes", afirmou.Na opinião dele, a nomeação de Trump foi o momento mais enérgico do partido republicano nos últimos anos.

"Foi o maior número de republicanos votando na história; Trump recebeu o maior número de votos que um candidato republicano já recebeu em uma eleição primária. Antes das votações, pesquisas sempre indicavam que ele se sairia pior do que de fato se saiu, então isso mostra que elas nem sempre acertam."

"Democratas votarão em Clinton; republicanos, em Trump. Quem vai decidir esta eleição são os independentes, tudo depende do comparecimento deles às urnas", diz Kramer. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 11 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 10 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 7 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo