Desmatamento faz emissões de gás estufa subirem 3,5% em 2015

Pesquisa sobre clima foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Sistema de Estimativa de Emissão de Gases do Efeito Estufa

© Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

Brasil PESQUISA 26/10/16 POR Folhapress

 As emissões nacionais de gases do efeito estufa aumentaram 3,5% em 2015, em comparação com o ano anterior, na contramão da evolução do PIB, que encolheu 3,8%. O desmatamento foi o maior responsável pelo retrocesso, que afasta o Brasil da rota prevista no Acordo de Paris.

PUB

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Sistema de Estimativa de Emissão de Gases do Efeito Estufa, da rede de ONGs Observatório do Clima.

A perda de floresta amazônica no ano passado aumentou 25%, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Incluindo na conta todos os outros biomas brasileiros (caatinga, cerrado, mata atlântica, Pantanal e pampas), o crescimento de emissões por desmatamento foi de 12%.

A chamada mudança do uso da terra, no jargão da mudança climática, é a principal fonte de gases do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), que aprisionam radiação solar na atmosfera e, com isso, a aquecem.

"O acordo do clima entra em vigor daqui a 11 dias. Tirá-lo do papel exige mudar drasticamente o rumo do nosso desenvolvimento, mas não é o que estamos vendo acontecer", afirma Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima.

A poluição gerada pelo segundo maior setor gerador de emissões, energia, por outro lado, decresceu 5,3%, mais portanto que o encolhimento do PIB. Foi a primeira vez desde 2009 que as emissões de energia caíram.

Isso ocorreu porque a demanda por eletricidade e combustíveis se desacelerou com a crise econômica, em especial na indústria, e também porque aumentou a participação de fontes renováveis na matriz energética (eletricidade de fonte eólica e etanol no setor de transportes).

De 2014 para 2015, no setor de transportes, caiu o consumo de combustíveis fósseis, não renováveis, como diesel e gasolina, e aumentou o de etanol, considerado renovável porque o cultivo de cana retira da atmosfera a maior parte do CO2 lançado pelos motores movidos a álcool.

Na moldura do Acordo de Paris, o governo brasileiro se comprometeu a reduzir as emissões nacionais em 37% até 2025 (tomando os níveis de 2005 como referência) e em 43% até 2030. O resultado de 2015, no entanto, mantém o país numa trajetória de aumento e não de redução da poluição climática. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Importar sementes de maconha não é crime, diz subprocuradora

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula