Cisjordânia abrirá museu em homenagem a Arafat em novembro

O museu encontra-se no interior da residência presidencial de A Muqata, próximo de onde foi enterrado o ex-líder palestino

© REUTERS/Jacquelyn Martin/Pool

Mundo Palestina 26/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Em exatamente 3 semanas, no dia 9 de novembro deste ano, será inaugurado um museu em homenagem ao líder palestino Yasser Arafat em Ramallah, na Cisjordânia, para relembrar o 12º aniversário da sua morte, que aconteceu em 11 de novembro de 2004. A notícia foi oficialmente anunciada por um dos sobrinhos do político e presidente do Conselho de Diretores da Fundação Arafat, Nasser Al-Qidweh, em Ramallah, capital administrativa da Autoridade Nacional Palestina, nesta terça-feira (25).

PUB

Entre as principais atrações do museu será exibida a medalha do prêmio Nobel da Paz recebida por Arafat em 1994 junto ao primeiro-ministro israelense da época, Yitzhak Rabin, e ao ministro das Relações Exteriores do país do mesmo período, Shimon Peres. A medalha foi o único objeto a ser devolvido pelo grupo terrorista palestino Hamas que, três anos após a morte do líder político, saquearam a sua residência em Gaza, onde se encontrava o prêmio e dezenas de outros pertences de importância, que continuam "perdidos".

O museu tem uma área de 1.350 metros quadrados em uma propriedade total de 2,6 mil m², uma biblioteca especializada, um espaço para exposições e um auditório. O museu encontra-se no interior da residência presidencial de A Muqata, próximo de onde foi enterrado Arafat. A obra custou cerca de US$ 7 milhões. Um dos principais objetivos do espaço é o de "preservar a herança de Yasser Arafat, seu papel central na história contemporânea palestina e os valores nos quais ele acreditava", disse Al-Qidweh. A ideia do museu partiu de um decreto presidencial de Mahmoud Abbas para manter a "memória de Arafat e a identidade através da história do povo e de seu líder", disse o sobrinho do revolucionário. O museu ficará aberto seis dias por semana e no preço do ingresso já está incluso o acompanhamento de guias profissionais. (ANSA)

Leia também: Netanyahu chamará embaixador na Unesco para consultas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 22 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira 28/04/24

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

justica Paraíba Há 33 mins

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 22 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 23 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 17 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?