Com escolas ocupadas, até supermercado vira local de votação

O TRE transferiu todos os eleitores que votavam em escolas estaduais no Paraná, para evitar prejuízos aos eleitores

© Divulgação

Brasil paraná 30/10/16 POR Folhapress

Com quase 500 escolas estaduais ocupadas por alunos, eleitores do Paraná tiveram seus locais de votação remanejados e votaram em creches, igrejas, unidades de saúde e até em um supermercado.

PUB

Em Curitiba, parte do estacionamento de um supermercado foi ocupado por urnas de 11 seções eleitorais, que antes estavam num colégio estadual.O espaço foi dividido com faixas de isolamento amarelas. Um carrinho de supermercado, em pé, ajudava a demarcar o caminho para o eleitor.

"Eleição é igual a parto: tem que sair", diz a servidora do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Giovana Barbosa, que trabalha na coordenadoria de planejamento do órgão.

O TRE transferiu todos os eleitores que votavam em escolas estaduais no Paraná, para evitar prejuízos aos eleitores.

Foram 700 mil eleitores deslocados, numa mudança que custou R$ 3 milhões. Em Curitiba, quase a metade dos eleitores teve alteração no local de votação."Para mim foi tranquilo, não tive problema", diz o bancário Rodrigo Meher, 31, que votou no supermercado. "Deu uns cinco minutos de carro."

"Foi tranquilo. Mas eu não apoio as ocupações. É uma falta de vergonha, já virou bagunça", opina o estudante Rodrigo Pereira, 21.A aluna secundarista Paula Oliveira, 18, pensa diferente. "Eu sou a favor [das ocupações]. Tem que fazer algo para chamar a atenção do governo." Ela também votou no supermercado.

Segundo a servidora do TRE, a maioria dos eleitores colaborou com a mudança. Cartas foram enviadas às casas dos eleitores, e um ônibus foi disponibilizado de graça para os locais de votação mais distantes.

Em frente aos colégios, três homens do Exército e um policial militar faziam a segurança e orientavam os eleitores que não sabiam sobre a mudança. Não foram registrados incidentes, porém.

Até mesmo o local de votação do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi alterado. Ele criticou o transtorno e disse que "está na hora de parar com essa brincadeira", em relação às ocupações.

Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio, proposta pelo governo federal. Parte dos pais e alunos é contra as ocupações e pede a volta às aulas.Nas últimas semanas, grupos políticos como sindicatos, partidos e movimentos anticorrupção têm aderido ao debate, assumindo posições pró ou contra e organizando protestos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 22 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

politica Arthur Lira Há 23 Horas

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra