Obama ataca o FBI para defender Hillary

Ele lembrou que o candidato republicano, Donald Trump, prometeu reverter várias de suas políticas, caso eleito

© REUTERS/Jonathan Ernst

Mundo Notícias do Mundo 02/11/16 POR Folhapress

O presidente dos EUA, Barack Obama, atacou na quarta-feira (2) a decisão do diretor do FBI, James Comey, de anunciar a descoberta de novos e-mails que podem ou não reabrir uma investigação encerrada em julho, sobre Hillary Clinton.

PUB

A suspeita é de que ela teria infringido normas ao usar um e-mail privado quando era secretária de Estado.

"Não trabalhamos com informações incompletas, vazamentos. Operamos com base em decisões concretas", disse o presidente Obama.

Comey está sob fogo cerrado dos democratas por ter soltado a bomba a 11 dias do pleito, na sexta (28), antes de saber se a presidenciável tem qualquer culpa no cartório.

Nos últimos dias, o FBI, a polícia federal americana, escrutina e-mails encontrados no laptop do ex-deputado Anthony Weiner, que se separou do braço direito de Hillary, Huma Abedin, em agosto.

Ele é investigado em caso paralelo, por trocar mensagens sexuais com uma garota de 15 anos.

Obama ainda não havia se pronunciado sobre o assunto dos e-mails. Dois dias antes, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, falou que o presidente não acredita que Comey "está influenciando o resultado das eleições".

O tom mudou. O presidente não se referiu a Comey, um republicano que ele indicou ao cargo em 2013, pelo nome. Mas o alvo foi claro. Hillary, disse, cometeu "um erro honesto" e o admitiu. Ao agir tão perto do dia D eleitoral, 8 de novembro, Comey o incomodou, confessou Obama.

O mandatário americano tem agendas quase diárias até a eleição, para ajudar Hillary. Na quarta (2), sua meta foi mobilizar o eleitorado negro, cujo apoio "não está tão sólido", conforme mostram os dados demográficos da votação antecipada.

Em 2012, 93% dos negros (que são 12% da população) escolheram Obama. Ir às urnas é opcional nos EUA, e em Estados como a Flórida 15% dos afro americanos votaram adiantado, contra 25% quatro anos atrás.

"Sei o que muitos em barbearias e salões de beleza nas vizinhanças estão dizendo. 'Sabe, amamos Obama, amamos especialmente [a primeira-dama] Michelle. Agora não estamos tão animados'. Preciso que todos entendam que o que fizemos depende de eu conseguir passar o bastão [para Hillary]."

Ele lembrou que o candidato republicano, Donald Trump, prometeu reverter várias de suas políticas, caso eleito. "Garanto: eles vão cavar até o jardim da Michelle na Casa Branca."

Enquanto isso, grupos pró-brancos, como neonazis e Ku Klux Klan, orquestram uma vigília em vários pontos de votação, como uma forma de intimidar eleitores negros, segundo o site "Politico".

Andrew Anglin, do "Daily Stormer" ("site número 1 pró-genocídio") e colegas do "Right Stuff" planejam mobilizar centenas de guardiões. O plano inclui distribuir maconha e bebida em bairros negros no dia 8, para fazer com que as pessoas não saíam.

Um ativista da Califórnia armou ligações automáticas "em apoio a Trump" em Utah, que podem ter atingido 200 mil pessoas. Ele sugere que o candidato independente Evan McMullin é gay.

Mórmon, como quase 60% da população local, McMullin tem chances reais no Estado, um bastião republicano. "Evan tem 40 anos, não é casado e não tem namorado".

Acredito que ele é um homossexual no armário", dizia a ligação, que a campanha de Trump disse repudiar. Com informações da Folhapress.

Leia também: FBI segurou casos ligados a Hillary e Trump durante a campanha

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda