Governo tem lista de 678 expressões 'proibidas' no SUS

Documento com os termos virou piada na internet; palavras de cunho sexual, como "suruba" e "boquete" são vetadas

© Reprodução

Brasil bizarro 03/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Um guia elaborado pela equipe do Núcleo Técnico do Cartão Nacional de Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, está causando polêmica nas redes sociais.

PUB

O documento de 48 páginas traz, entre outras instruções, uma lista de 678 palavras e expressões que profissionais do Sistema Único de Saúde não devem utilizar ao fazerem cadastros de pacientes na rede.

Além de palavras de cunho sexual, como "suruba", xereca" e "boquete", o guia veta utilização de termos para lá de curiosos como "largo do bilau", "nugget de peixe" e "bueiro onde desce o careca". O manual, descoberto por um usuário do Twitter, viralizou nesta semana. A lista completa de expressões está no seguinte link, a partir da página 25.

A pasta confirmou a autenticidade do documento e explicou que todos os termos que aparecem na lista já foram utilizados ao menos uma vez em cadastros do SUS. 

Leia a nota do ministério sobre o caso

O Ministério da Saúde informa que, por meio do Datasus, trabalha constantemente na qualidade dos dados do cadastro dos pacientes do SUS. Para a padronização das informações e correto preenchimento, alguns termos que vinham sendo utilizados foram bloqueados. O documento “Regras de Higienização e Qualificação de Informações do Cadastro Nacional de Usuários do SUS” orienta os gestores responsáveis pelos dados sobre essas mudanças para que os cadastros não sejam invalidados. Cabe destacar que a padronização é um aprimoramento fundamental para a análise de dados e, assim, definição de políticas de saúde mais efetivas.

É importante esclarecer que o Cartão Nacional de Saúde é um sistema de informação com mais de 200 milhões de usuários cadastrados na base nacional, atendidos tanto pelo serviço público, como suplementar e privado. As unidades básicas, especializadas e hospitalar podem realizar o atendimento pelo número do CNS, pelo CPF ou pela identificação de dados pessoais já que a base é integrada com sistemas como: SINASC (Nascidos Vivos), Receita Federal (CPF) e ANS (Saúde Suplementar). Hoje o cidadão tem acesso à plataforma digital móvel (Cartão SUS Digital) que pode ser apresentada no momento do atendimento e, desta forma, acessar seus dados lançados na base nacional.

LEIA TAMBÉM: Cearense realiza sonho de ser velada viva no dia de Finados; veja!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 7 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia Profissões Há 6 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

esporte Óbito Há 4 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Utah Há 6 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Televisão Há 21 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 21 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

fama Nicole Kidman Há 5 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 5 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

lifestyle Cérebro Há 22 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 4 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada