Oscar e Willian perdem espaço e Chelsea fica menos brasileiro

Com novo treinador, o clube inglês não está mais tão verde-amarelo como muitos esperavam

© Reuters

Esporte FUTEBOL INGLÊS 05/11/16 POR Folhapress

A temporada do Chelsea começou com três brasileiros sonhando com o time titular. Willian era intocável com Jose Mourinho e não havia motivo para perder um lugar no time titular. David Luiz voltava ao clube como principal contratação da temporada e também, dificilmente, amargaria o banco de reservas. A situação mais delicada era de Oscar, mas o meio-campista que não muito usado na temporada passada via o técnico Antonio Conte, que já tinha tentado sua contratação quando estava na Juventus, com esperança.

PUB

Hoje, o Chelsea de Antonio Conte já tomou forma. E não está tão verde-amarelo como muitos esperavam. Desde a derrota por 3 a 0 para o Arsenal, no final de setembro, o italiano encontrou seu time ideal, usando o esquema com três zagueiros que empregava na Juventus. Para os brasileiros, foi uma notícia ruim: dos três do elenco, só um é titular. David Luiz se encontrou no miolo da defesa com três zagueiros e vem sendo elogiadíssimo. Os outros dois estão sofrendo para se adaptar.

Quando chegou ao Chelsea, o brasileiro demorou uma temporada inteira para se adaptar. Mas quando o fez, transformou o lado direito do ataque londrino seu território. Foi titular com José Mourinho e com o holandês Guus Hiddink, marcando 21 gols e dando passe para outros 22 em 149 partidas. Com Conte, as coisas pareciam que continuariam iguais.

O ex-Corinthians foi titular em cinco das primeiras seis partidas do time no Campeonato Inglês. Mas desde os 3 a 0 para o Arsenal, só começou dois jogos, um deles pela Copa da Liga Inglesa, em que o Chelsea entrou com time misto. A explicação para isso é justamente o esquema de Conte.

No 4-3-4, são necessários dois jogadores de lado de campo, um mais defensivo, fazendo a ala, outro mais ofensivo, fazendo a ponta. Willian pode fazer as duas funções, mas fica no meio-termo em ambas. Na ala direita, em que Moses vem sendo elogiado pela imprensa inglesa, falta capacidade de marcação.

Na ponta, é justamente o oposto: Conte vem usando mais o espanhol Pedro na função. Formado nas categorias de base do Barcelona como atacante, ele é muito mais agudo do que o brasileiro, buscando a finalização muito mais do que o passe. O brasileiro, meia de origem, acaba sendo pouco ofensivo para o que o italiano busca. Com informações da Folhapress.

Leia também: São Paulo e Corinthians disputam clássico com objetivos diferentes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 11 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 11 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 11 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 9 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 9 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 10 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil Brasil Há 10 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

mundo Aviões Há 4 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 9 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil São Paulo Há 3 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts