8 mitos sobre a ressaca que você deve esquecer

O café não cura, nem tão pouco o pão previne a maldita dor de cabeça do dia seguinte

© DR

Lifestyle ÁLCOOL 08/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A culpa é sempre do último copo ou do jantar que não caiu beml. O excesso de bebidas alcoólicas é o grande culpado do mal estar sentido no dia seguinte, após uma noitada.

PUB

Segundo a ciência, a melhor forma de prevenir a ressaca é através da abstinência ou, pelo menos, do consumo moderado. Mas para quem gosta de cometer um ou outro excesso de vez em quando, a melhor forma de saber lidar com a ressaca passa, em grande parte, por não dar ouvidos a um vasto leque de mitos e teorias que nascem e que nada mais fazem do que enganar as pessoas.

Segundo a revista Prevention, estes são os maiores mitos sobre a ressaca no qual as pessoas devem deixar de acreditar o quanto antes:

Mito 1 – A melhor forma de curar uma ressaca é voltar a beber. Ingerir bebidas alcoólicas num dia de ressaca apenas vai retardar a recuperação do corpo.

Mito 2 – Tomar dois analgésicos antes de dormir impede a ressaca no dia seguinte. Não há milagres, nem mesmo com a ingestão de medicamentos, uma vez que o álcool em excesso inflama de tal modo o fígado e o cérebro que não há remédio que atue quando se está alcoolizado.

Mito 3 – Comer pão antes de beber ajuda a absorver o álcool. Ter comida no estômago antes de começar a beber ajuda a que a absorção do álcool seja mais lenta, contudo, o pão não age como uma esponja, por isso, não vai fazer com que não fique alcoolizado.

Mito 4 – Dormir muito ajuda a curar a ressaca. Pelo contrário! Como explicam os médicos à Prevention, se há coisa que as pessoas não devem fazer quando estão de ressaca é ficar na cama por horas, pois o corpo precisa de movimentação e o sangue precisa fluir corretamente para expulsar o álcool.

Mito 5 – Não há melhor remédio para a ressaca do que um café da manhã bem gorduroso e calórico. O consumo de fast-food ou de alimentos processados após uma noite de excessos apenas vai deixar o estômago ainda mais sensível e prolongar a sensação de ressaca.

Mito 6 – Um café e tudo vai ficar bem. Nada disso, tal como acontece com os alimentos calóricos e gordurosos, o café apenas vai intensificar a sensibilidade do estômago.

Mito 7 - Escolher bem as bebidas ajuda a evitar a ressaca. Talvez, mas a verdade é que na presença de excessos (seja de cerveja, vinho, vodka, whisky, etc.), não há bebida que faça milagres.

Mito 8 - Beber cerveja antes do licor ajuda a prevenir a ressaca. Não, mais uma vez, tudo depende da quantidade. Sim, de nada vale evitar misturas quando o consumo de uma única bebida é exagerado.

Leia também: Confira os melhores países para comprar vinho

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle PERFECCIONISMO Há 10 Horas

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle Saúde Há 19 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Lifestyle Saúde Há 19 Horas

Dicas para lidar melhor com a Síndrome do Intestino Irritável

Lifestyle Signos Há 2 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

Lifestyle Saúde Há 6 Horas

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Cérebro Há 11 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 12 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Curiosidades Há 8 Horas

O que seu 'número dois' revela sobre você?

Lifestyle Doenças Há 4 Horas

Os tipos mais comuns de Câncer e como prevenir cada um deles