Serra espera que "jogo" de Trump seja melhor que "treino"

Em entrevistas nos meses de junho e julho, Serra disse "nem pensar" na hipótese de o republicado vencer a disputa

© Reuters

Política avaliação 09/11/16 POR Folhapress

Três meses depois de dizer que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos seria um "pesadelo", o ministro José Serra (Relações Exteriores) disse esperar que o "jogo" do republicano seja melhor que o "treino", em referência a promessas polêmicas que o bilionário fez durante sua campanha.

PUB

O chanceler afirmou nesta quarta-feira (9), no Palácio do Itamaraty, acreditar que a vitória de Trump não estimule o recrudescimento do protecionismo do país, o que poderia prejudicar as relações comerciais entre a Casa Branca e o governo brasileiro. "Agora, tendo o resultado da eleição, vamos olhar os interesses do nosso país e fazer votos para que ele [Trump] se saia bem e abra posições positivas em relação ao mundo e ao Brasil", declarou.

Serra disse ainda que as declarações feitas durante a campanha, seja pelos candidatos como por observadores políticos do mundo inteiro, lembrariam uma frase do ex-jogador da seleção brasileira de futebol Didi. "Treino é treino, jogo é jogo. E o jogo começa agora", disse o tucano.

O próprio chanceler foi um dos que fizeram avaliações com antecedência sobre as eleições nos Estados Unidos. Em entrevistas nos meses de junho e julho, Serra disse "nem pensar" na hipótese de o republicado vencer a disputa à Casa Branca e que "todos os que querem o bem do mundo" deveriam apoiar a então candidata democrata, Hillary Clinton.

Na avaliação de Serra, será preciso "muita análise sociológica" sobre a crise contemporânea para entender o resultado das eleições americanas, mas que não é papel dele fazer esse tipo de diagnóstico.

"As decisões do eleitorado se respeitam e se cumprem não apenas pelos eleitos, mas por quem está ao lado", declarou.

Ainda nesta quarta (9), horas após a oficialização da eleição de Trump, o presidente Michel Temer disse em entrevista que a vitória do bilionário "não mudaria em nada" a relação com o Brasil, considerada pelo peemedebista como "institucional".

Temer enviou um telegrama a Trump em que desejou "pleno êxito" a ele e disse estar certo de que os dois países trabalharão juntos para estreitar "laços de amizade e cooperação".

Nos bastidores do Planalto, porém, a eleição de Trump causou preocupação. A avaliação de auxiliares de Temer é que a mudança no comando dos EUA pode atrasar a retomada de um crescimento econômico no Brasil para o ano que vem. Isso porque, dizem assessores da área econômica, empresários vão "evitar investimentos de risco" e o mercado brasileiro pode ser um dos prejudicados.

REFORÇAR RELAÇÃO

Serra disse que o governo brasileiro vai acompanhar a montagem da equipe de Trump nos próximos dias com atenção, por meio do embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, e reforçou a ideia de "cooperação" ecoada por Temer.

"Acreditamos que, de ambos os lados, prevalecerá a determinação de reforçar as relações. Quero lembrar também que o Brasil não fez parte da campanha [nos Estados Unidos], não foi objeto de controvérsias nem de disputadas", disse o chanceler.

Para ele, o discurso de vitória de Trump mostrou "uma face de interlocução, de levar em conta todas as forças", mas Serra reforçou que esse tipo de fala conciliadora "não é novidade", mas "reflete conteúdo".

Leia também: Dilma alfineta opositores ao falar das eleições nos EUA

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 12 mins

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 23 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

esporte França 07/05/24

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

mundo Miss Há 21 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama Cláudia Raia Há 19 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

mundo Israel/Palestina Há 23 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama CHUVA-RS Há 21 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Minas Gerais Há 20 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas