Renan: eleição de Trump não afeta relação dos EUA com Brasil

Trump é o 45º presidente dos EUA. Ele derrotou Hillary numa vitória que, até a linha de chegada, contrariou a maioria das pesquisas eleitorais

© Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Política Diplomacia 09/11/16 POR Folhapress

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cumprimentou, no fim da tarde desta quarta-feira (9), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

PUB

O peemedebista avaliou que a surpreendente vitória do republicano sobre a adversária democrata, Hillary Clinton, foi "absolutamente" e não vai afetar as relações do país com o Brasil.

"O Brasil está preparado para ter uma relação institucional cada vez mais qualitativa. Aproveito a oportunidade para, em nome do Parlamento brasileiro, cumprimentar o presidente eleito", afirmou Renan.

Mais cedo, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, desejou a Trump "um bom governo" e que sua eleição "ajude a retomar o crescimento da economia global". "É cedo para avaliar. O comportamento dos mercados, hoje pela manhã, foi razoavelmente tranquilo", disse.

O ministro José Serra (Relações Exteriores) também comentou a vitória do republicano mais cedo e disse esperar que o "jogo" do republicano seja melhor que o "treino", em referência a promessas polêmicas que o bilionário fez durante sua campanha.

"Agora, tendo o resultado da eleição, vamos olhar os interesses do nosso país e fazer votos para que ele [Trump] se saia bem e abra posições positivas em relação ao mundo e ao Brasil", declarou Serra. Três meses atrás ele chegou a dizer que uma vitória de Trump seria um "pesadelo".

O presidente Michel Temer disse em entrevista que a vitória do bilionário "não mudaria em nada" a relação com o Brasil. Ele enviou um telegrama a Trump em que desejou "pleno êxito" a ele e disse estar certo de que os dois países trabalharão juntos para estreitar "laços de amizade e cooperação".

Trump é o 45º presidente dos EUA. Ele derrotou Hillary numa vitória que, até a linha de chegada, contrariou a maioria das pesquisas eleitorais. O republicano será o primeiro presidente dos Estados Unidos sem uma carreira política. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Serra espera que "jogo" de Trump seja melhor que "treino"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 14 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos