Problemas de visão afetam performance no esporte; corrija!

54% da população brasileira entre 14 e 75 anos pratica algum esporte ou atividade física

© iStock

Lifestyle VISTA 17/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Velocidade, força, agilidade, flexibilidade, prática e talento são elementos geralmente associados ao desempenho de atletas de alta performance. O que poucos sabem é que a visão é um dos componentes mais importantes na atuação dos esportistas, incluindo os de final de semana. Ela é responsável por até 85% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo. Em geral, atletas de elite têm a capacidade de ver e processar a informação de forma mais eficaz do que pessoas comuns.

PUB

Algumas habilidades visuais são especialmente importantes para a prática esportiva, como a estereopsia, percepção de profundidade formada pela fusão das imagens dos dois olhos formando uma imagem única e tridimensional; e a visão periférica, que consiste na capacidade de perceber o que está fora do foco principal da visão. É ela que permite aos jogadores de futebol, por exemplo, ver a movimentação do adversário à sua volta sem perder a atenção da bola e da jogada.

De acordo com o Ministério do Esporte, 54% da população brasileira entre 14 e 75 anos pratica algum esporte ou atividade física. As modalidades favoritas são caminhada (45,7%), futebol (42,7%), bicicleta (14,1%), voleibol (8,2%) e corrida (6,5%). Uma visão perfeita pode ser o primeiro passo para melhorar a performance esportiva. “Quando a mensagem que vem dos olhos é imprecisa, incompleta ou não chega corretamente ao cérebro, o desempenho do atleta pode ser prejudicado.”, afirma a oftalmologista Dra. Laura Cardoso, consultora médica da Johnson & Johnson Vision Care, fabricante das lentes de contato ACUVUE.

No Brasil, 33 milhões de pessoas precisam de algum tipo de correção visual, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Desse número, 12 milhões não procuram o tratamento adequado. Para a Dra. Laura, “O exame oftalmológico completo é a melhor maneira de se buscar saúde ocular e boa visão. A correção dos erros refrativos, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo é o primeiro passo. O oftalmologista é o único apto a fazer essa avaliação e determinar a melhor correção que fornecerá o desempenho visual ideal para cada indivíduo”.

A melhor opção de correção visual para a prática esportiva

Os óculos geralmente não são recomendados para uso em atividades esportivas: “A principal preocupação é que os óculos podem se quebrar e ferir os olhos do paciente em situações de risco durante muitas dessas atividades”, declara a oftalmologista. “E, mesmo nos casos em que os óculos permitem a proteção adequada, muitas vezes não proporcionam a correção visual ideal para a prática esportiva: eles limitam o campo visual, molham, embaçam e não oferecem proteção completa aos olhos contra os raios UV, necessária para os esportes ao ar livre.”, completa a médica.

As lentes de contato gelationosas são a primeira escolha de correção visual para a grande maioria dos esportes. “Quando comparadas aos óculos, elas ampliam o campo de visão o que já proporciona um melhor desempenho aos atletas.”, afirma a Dra. Laura, que listou os principais benefícios das lentes de contato para a prática esportiva:

• Ampliam o campo visual: importante nos esportes em equipe, o atleta pode acompanhar a bola ou o adversário sem que a armação dos óculos restrinja a visão.

• Não escorregam do nariz com o suor ou com movimentos rápidos.

• Não apresentam reflexos que podem distorcer a visão.

• Podem ser usadas em qualquer esporte que envolva queda e contato, como ginástica e artes marciais.

• Podem ser usadas com máscaras ou qualquer tipo de capacete.

• Podem ser usadas por baixo de óculos protetores, caso o esporte exija.

• Não sobem e descem enquanto o atleta caminha, corre ou faz uma aula de aeróbica.

• Não quebram se algo ou alguém atingir o rosto acidentalmente.

• Não embaçam ou molham pela chuva em corridas ou escaladas: o atleta pode ver mais claramente.

Por fim, são práticas de usar e confortáveis: “As lentes de descarte diário são as mais práticas, seguras e saudáveis para os olhos, pois dispensam os cuidados diários de limpeza e manutenção das lentes, a necessidade de estojo e de solução desinfetante, diminuindo a incidência de complicações associadas ao mau uso e privilegiando a saúde ocular.”, garante a Dra. Laura.

Leia também: Estudo aponta que apenas 39% do expediente é produtivo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 16 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 16 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 15 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 16 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 10 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 8 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 11 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

lifestyle Dicas de lavandaria Há 16 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina