Decreto cria política de acesso a ferrovias

O governo federal publicou, nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial da União (DOU) decreto que cria a política de livre acesso ao Subsistema Ferroviário Federal, composto pelas ferrovias existentes e planejadas dos grandes eixos de integração do País - interestadual, interregional e internacional. A política é um conjunto de diretrizes que, segundo o decreto, pretendem contribuir para o "desenvolvimento do setor" e para uma maior "competição entre os operadores ferroviários". O documento també

© DR

Economia Governo Federal 24/10/13 POR Agencia Estado

De acordo com a norma, as concessões de infraestrutura ferroviária serão outorgadas conforme as seguintes diretrizes: separação entre as outorgas para exploração da infraestrutura ferroviária e para a prestação de serviços de transporte ferroviário; garantia de acesso aos usuários e operadores ferroviários a toda malha integrante do Subsistema Ferroviário Federal; remuneração dos custos fixos e variáveis da concessão para exploração da infraestrutura; e gerenciamento da capacidade de transporte do Subsistema Ferroviário Federal pela Valec, inclusive mediante a comercialização da capacidade operacional de ferrovias, próprias ou de terceiros.

PUB

O texto destaca que "compete à Valec fomentar o desenvolvimento dos sistemas de transporte de cargas sobre trilhos". Para isso, o decreto determina que a estatal "adquirirá o direito de uso da capacidade de transporte das ferrovias que vierem a ser concedidas", podendo adquirir parte ou toda a capacidade de transporte, presente ou futura, de ferrovia concedida.

A empresa pública ainda poderá antecipar, em favor do concessionário, até 15% dos recursos referentes aos contratos de cessão de direito de uso da capacidade de transporte da ferrovia, desde que haja previsão expressa no edital e no contrato, com as garantias e cautelas necessárias, diz o texto.

O decreto também permite à Valec dar em garantia, em seu benefício direto, "o crédito dos contratos de comercialização da capacidade de transporte das ferrovias; os títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal aportados pela União na empresa para honrar compromissos assumidos com os concessionários de ferrovias; o penhor de bens móveis ou de direitos integrantes de seu patrimônio, sem transferência da posse da coisa empenhada antes da execução da garantia; a hipoteca de seus bens imóveis; a alienação fiduciária, permanecendo a posse direta dos bens com a Valec ou com agente fiduciário por ele contratado antes da execução da garantia; e outros contratos que produzam efeito de garantia, desde que não transfiram a titularidade ou posse direta dos bens ao concessionário antes da execução da garantia". Clique aqui e veja a íntegra da norma.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PL-MT Há 22 Horas

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

brasil Estrela Há 21 Horas

Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa cota de inundação

fama TV-GLOBO Há 21 Horas

Mais um repórter da Globo é hostilizado com gritos de 'Globo lixo'; assista

tech Fotogaleria Há 22 Horas

Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens

brasil Bento Gonçalves Há 21 Horas

Mulher perde mãe e pai, e busca a irmã após deslizamento no RS

mundo EUA Há 22 Horas

Mulher esfaqueia 'amiga' quase 500 vezes e é condenada a prisão

fama VIIH-TUBE Há 20 Horas

Viih Tube terá chá revelação 'discreto' após tragédia no RS

justica Santos Há 23 Horas

Armamento furtado de batalhão da PM em Santos é encontrado na casa de policial

mundo Animais Há 7 Horas

Concurso seleciona as fotografias de animais mais divertidas do ano; veja