Hospitais do Rio lançam nesta segunda campanha de doação de sangue

Objetivo da ação é reforçar estoques de sangue em períodos que antecedem feriados

© Reuters

Brasil solidariedade 20/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A partir da próxima segunda-feira (21), as unidades federais no Rio de Janeiro vão iniciar campanha simultânea de doação de sangue em três regiões da cidade. As coletas vão até a sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. As informações são do Portal Brasil.

PUB

O objetivo da ação é reforçar os estoques de sangue para atender à constante demanda por cirurgias de emergência e eletivas nessas unidades.

As bolsas de sangue coletadas são necessárias durante todo o ano, principalmente, nos períodos que antecedem feriados prolongados, quando o número de voluntários cai significativamente. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

“É importante criar uma conscientização de doações regulares na população, porque sempre tem alguém precisando. Por isso as campanhas são importantes. Se cada pessoa no Rio de Janeiro doasse uma vez por ano, seria suficiente para abastecer todos os bancos de sangue do estado”, afirma a hemoterapeuta Fernanda Azevedo, coordenadora do HemoINTO.

Requisitos

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de estar saudável, descansado e alimentado. Os maiores de 60 anos precisam ter doado pelo menos uma vez. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três por ano.

Locais de doação

Na Zona Norte, as doações podem ser feitas no HemoINTO do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); na Zona Sul, os voluntários podem doar no Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC); e na Zona Oeste, no Hemonúcleo do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF).

Serviço:

– HemoINTO

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.End.: Avenida Brasil, 500, 1º andar – São Cristóvão – Rio de JaneiroTelefone: (21) 2134-5067 / 2134-5289

– Hemonúcleo do INC

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.End.: Rua das Laranjeiras, 374, térreo – Laranjeiras – Rio de JaneiroTelefone: (21) 3037-2215

– Hemonúcleo do HFCF

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no prédio da Unidade de Pacientes Externos (UPE). End.: Avenida Menezes Cortes, 3245 – Jacarepaguá – Rio de JaneiroTelefone: (21) 2425-2255 ramal 260.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 20 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 2 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

economia Lula Há 23 Horas

União dará Pix de R$ 5,1 mil e planeja comprar casas para vítimas das cheias

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação Há 23 Horas

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 17 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"