Temer critica Dilma e diz que 'lucidez' deve substituir 'ilusionismo'

Presidente participou de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social nesta segunda-feira

© Beto Barata/Presidência

Política REUNIÃO 21/11/16 POR Folhapress

O presidente Michel Temer aproveitou, nesta segunda-feira (21), a abertura da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para criticar a política econômica de sua antecessora no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

PUB

Em discurso, o peemedebista criticou o que chamou de "contabilidade criativa" da gestão anterior e ressaltou que só será possível fazer o país crescer se o "ilusionismo" for substituído pela "lucidez".

Segundo ele, a "gigantesca crise" enfrentada pelo país é resultado da tentativa de "disfarçar a realidade". "Ao assumir o governo federal, encontrei o país imerso em uma das piores crises da nossa história e cabia a nós introduzir uma mudança de atitude", criticou. "Nós só faremos o Brasil crescer substituindo o ilusionismo pela lucidez", acrescentou.

Ele também pregou uma pacificação do país. Segundo ele, o país não pode continuar dividido. "Não pode haver uma cisão raivosa entre os vários brasileiros. Nós que sempre tivemos a fama de ser conciliadores e amigáveis", disse.

O presidente também aproveitou o encontro para pedir o apoio de empresários e sindicalistas à reforma previdenciária. Ele reconheceu que as mudanças nas regras de aposentadoria causam "muita angústia", mas prometeu uma reforma ampla e que será debatida com a sociedade civil.

Segundo ele, a iniciativa será enviada ao Congresso Nacional até o final do ano e o ajuste fiscal só poderá ser realizado efetivamente com a aprovação de mudanças nas atuais regras. Para ele, sem a reforma previdenciária, seria preciso "fechar as portas do país para balanço".

"Se nós não tivermos coragem para fazer isso, não vale a pena estarmos aqui", ressaltou.

O peemedebista ressaltou que as reformas propostas pelo governo federal serão feitas pouco a pouco. Segundo ele, após a previdenciária, será enviada a trabalhista, com a flexibilização das regras atuais.

Ele defendeu uma maior participação do setor privado nas discussões governamentais e ressaltou que não pretende governar sozinho.

Na nova configuração do órgão consultivo, criado em 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o peemedebista retirou representantes de entidades que fazem oposição à gestão federal, como CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e UNE (União Nacional dos Estudantes).

Ele elevou de 92 para 96 o total de integrantes e convidou, por exemplo, o presidente da Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, ambos filiados ao PMDB.

Na última semana, o presidente reconheceu que não será fácil a aprovação de uma reforma previdenciária. O receio do Palácio do Planalto é que a base aliada vote contra a proposta diante da pressão de centrais sindicais e movimentos sociais.

Como boa parte do fórum de discussões é formado por integrantes do setor empresarial e por entidades alinhadas à gestão federal, a expectativa de assessores e auxiliares presidenciais é que o primeiro encontro passe uma imagem pública de apoio da sociedade civil às mudanças governamentais. Com informações da Folhapress.

Leia também: Filha de Cunha tira licença médica e diz ser vítima de bullying

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 23 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

justica Caraguatatuba Há 23 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 22 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 15 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 23 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 23 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 21 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 16 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

esporte Al Hilal Há 22 Horas

Neymar é chamado para desafio especial no Al Hilal; veja o resultado