72% vão usar 13º para pagar dívidas e contas do início do ano, diz SCPC

De acordo com o levantamento, do porcentual de 72%, 56% das pessoas vão quitar dívidas e 16% vão guardar o dinheiro para as contas de início de ano, tais como IPVA, IPTU e matrícula escolar

© Getty Images

Economia Endividamento 23/11/16 POR Estadao Conteudo

Em meio à recessão econômica prolongada, com altas taxas de desemprego, contração de renda e endividamento das famílias, 72% dos brasileiros vão usar o 13º salário para saldar dívidas e pagar contas típicas do início do ano. É o que revela a pesquisa de Hábitos de Consumo para Natal e Final de Ano da Boa Vista SCPC divulgada nesta quarta-feira, 23. Esse porcentual foi calculado a partir da parcela de 74% das 700 pessoas entrevistadas que disseram que vão receber o 13º em 2016.

PUB

De acordo com o levantamento, do porcentual de 72%, 56% das pessoas vão quitar dívidas e 16% vão guardar o dinheiro para as contas de início de ano, tais como IPVA, IPTU e matrícula escolar. Ainda segundo a pesquisa, somente 13% dos entrevistados vão poupar ou investir o montante do 13º.

Em todas as regiões do País, a maioria dos entrevistados disse que vai pagar contas com o dinheiro do 13º salário. Na região Norte, o porcentual ficou em 76%, seguida de Centro-Oeste (65%), Nordeste (58%), Sudeste (55%) e Sul (53%).

Já na divisão por classes sociais, a maior intenção de pagar dívidas com o 13º salário ficou com as classes D e E, com 66% das menções. Na classe C, essa porcentagem caiu para 48% e, nas classes A e B, a fatia ficou em 21%.

Com relação às pessoas que devem poupar o valor do 13º salário, 26% devem conseguir guardar até 30% do montante, 17% apontaram que vão poupar de 30% a 50% do benefício e outros 9% guardarão a totalidade do 13º. Já 48% disseram que não vão poupar nada, proporção mais elevada que em 2015 (44%). Segundo a Boa Vista SCPC, a pesquisa revelou que "a disposição do consumidor em guardar parte ou todo o 13º salário está diminuindo ao longo do tempo".

A região Norte é o local em que os consumidores revelaram maior dificuldade em guardar a renda extra, já que 52% disseram que não vão poupar nada do 13º, seguido do Sudeste, onde 49% das pessoas afirmaram que não vão economizar o benefício.

A pesquisa ainda informou que, entre as pessoas que disseram que vão gastar mais com as compras de Natal, 73% disseram que vão guardar parte ou a totalidade do 13º salário.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula