Secretaria de Educação de SP "libera" professores para entrevistas

Governo Alckmin lança iniciativa que pretende incentivar a "participação de educadores nos meios de comunicação"

© Rovena Rosa / Agência Brasil

Brasil campanha 23/11/16 POR Folhapress

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo declarou, nesta quarta-feira (23), que incentiva a "participação de educadores nos meios de comunicação". A afirmação foi publicada no Diário Oficial para divulgar a campanha "Fala Educadora, Fala Educador", parceria do governo com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

PUB

Professores da rede estadual de ensino evitam, com frequência, dar entrevistas à imprensa, dizendo que existe uma "lei de mordaça" no governo paulista. A alegação refere-se a artigo da legislação sobre o serviço público que impedia os servidores de se manifestar, mas foi revogada em 2009.

O governo estadual disse que assumiu compromisso de não promover qualquer tipo de punição para servidores que participarem de reportagens. Para isso, afirmou que colocou à disposição um canal de reclamações para eventuais constrangimentos após concederem entrevista à imprensa.

José Renato Nalini (foto), secretário da Educação em SP, declarou, em evento de lançamento da campanha nesta quarta no centro da capital, que a pasta não pune quem participar de reportagens. "É muito importante que tenhamos as portas abertas, sem medo de esclarecer as coisas."

A Secretaria da Educação também afirmou que diretores têm autonomia para decidir sobre o acesso às unidades escolares. Com 3,7 milhões de alunos, a rede de São Paulo é a maior do Brasil – conta ainda com 5,3 mil escolas que receberão um cartaz da "Fala, Educadora! Fala, Educador!".

Entrevistar professores da redes pública e acessar escolas é uma das maiores dificuldades que jornalistas enfrentam ao tratar de Educação, segundo o presidente da Jeduca, Antonio Gois. "A voz que precisa ser amplificada é a voz de quem está no chão da sala de aula, a dos professores, dos diretores, dos profissionais da educação."

Como parte da campanha, a Secretaria e a Jeduca ainda criaram um guia que será encaminhado a todos os 300 mil servidores da Educação no Estado de SP. No documento, há orientações sobre o direto de professores, gestores e demais funcionários de falarem com a imprensa.

O material afirma que os educadores têm liberdade para falar com a imprensa, sem a necessidade de autorização prévia. "Como falar com a imprensa é um direito e uma escolha, não há necessidade de autorização prévia para qualquer contato com jornalistas", diz o guia.

O evento de lançamento da campanha aconteceu na sede da Secretaria, no centro de São Paulo. Participaram cerca de 20 dirigentes regionais de ensino, o secretário de Educação, além de jornalistas. A Jeduca diz que pretende ampliar a iniciativa para outras secretarias do Brasil. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico