Espermatozoide alterado já responde por 30% dos casos de infertilidade

Check-up da fertilidade masculina pode identificar por meio de Citometria de Fluxo a quantidade de células reprodutivas com o DNA fragmentado

© iStock

Lifestyle FILHOS 24/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Um aspecto importante e muitas vezes deixado de lado é a fertilidade masculina. Por meio de um check-up, o homem pode detectar com antecedência problemas como o espermatozoide com DNA fragmentado, responsável por 30% dos casos de infertilidade sem causa aparente entre os casais, e tratar com chance de reversão de 100%.

O check-up da fertilidade do homem inclui Espermograma completo, perfil microbiológico do esperma e o TECE (Teste da Estrutura da Cromatina do Espermática), por Citometria de Fluxo, único que identifica com precisão a fragmentação do DNA. “Como o Espermograma varia muito, o TECE é imprescindível para o diagnóstico, pois é extremamente confiável”, afirma o imunologista especializado em reprodução humana Dr. Ricardo de Oliveira, diretor médico e fundador do RDO Diagnósticos, pioneiro neste exame no Brasil.

A indicação do TECE é para os casos de infertilidade sem causa aparente, homens com mais de 50 anos ou expostos a agentes tóxicos. “Se você tem a fragmentação do DNA em 30% dos casos de infertilidade, não é para brincar. O grande problema é que, muitas vezes, só se olha a mulher”, explica o Dr. Ricardo. Caso não seja tratado, o espermatozoide com DNA fragmentado pode impedir a implantação embrionária ou provocar aborto.

A causa do problema é associada a vários fatores, como uso de drogas ilícitas (principalmente a cocaína), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, algumas medicações, quimioterápicos e radioterapias, altas temperatura na região dos testículos (laptop no colo), febre alta, processos inflamatórios, traumas locais e a varicocele (varizes testiculares), além da idade avançada.

Com exceção da idade, a ação de muitos desses fatores pode ser transitória, havendo uma melhora da fragmentação do DNA com o decorrer do tempo e após o tratamento com drogas antioxidantes, como vitaminas C e E, ácido fólico e zinco, durante três meses. Caso não se consiga reverter com esse tratamento, pode ser usado o espermatozoide direto do testículo, sem o contato com o oxigênio, agente causal da fragmentação.

Leia também: Sua casa pode estar lhe deixando doente

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Saúde Há 23 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 23 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 21 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 23 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

mundo Chile Há 14 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 14 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

fama Saúde Há 16 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

fama Fake News Há 23 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Japão Há 23 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos

brasil Rio Grande do Sul 20/05/24

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre