Obama: "história vai registrar e julgar o enorme impacto" de Fidel

Em pronunciamento, presidente dos Estados Unidos ofereceu condolências à família do líder cubano

© Reuters

Mundo Pronunciamento 26/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Após a morte do líder cubano Fidel Castro no início deste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que "a história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor".

PUB

O passado entre os EUA e Cuba foi marcado por desentendimentos políticos profundos, mas Obama disse que, durante o seu mandato, os dois países se uniram para enterrar esses conflitos. "Durante a minha presidência, nós trabalhamos muito para colocar o passado para trás, perseguindo um futuro no qual a relação entre nossos dois países seja definido não pelas nossas diferenças, mas pelas muitas coisas que compartilhamos enquanto vizinhos e amigos – laços de família, cultura, comércio e humanidade comum", diz.

Leia o pronunciamento completo de Barack Obama, publicado no G1:

"Neste momento do falecimento de Fidel Castro, nós estendemos uma mão de amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche os cubanos – em Cuba e nos Estados Unidos – com emoções poderosas, relembrando as incontáveis maneiras com as quais Fidel Castro alterou o curso de suas vidas individuais, de suas famílias, e da nação cubana. A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor.

Por quase seis décadas, a relação entre os Estados Unidos e Cuba foi marcada por discórdia e desentendimentos políticos profundos. Durante a minha presidência, nós trabalhamos muito para colocar o passado para trás, perseguindo um futuro no qual a relação entre nossos dois países seja definido não pelas nossas diferenças, mas pelas muitas coisas que compartilhamos enquanto vizinhos e amigos – laços de família, cultura, comércio e humanidade comum. Esse compromisso inclui as contribuições de cubanos-americanos, que fizeram tanto por nosso países e que se importam profundamente pelos seus entes amados em Cuba.

Hoje, nós oferecemos nossas condolências à família de Fidel Castro, e nossos pensamentos e orações estão com o povo cubano. Nos dias que virão, eles se lembrarão do passado e também olharão para o futuro. Ao fazer isso, o povo cubano deve saber que eles têm nos Estados Unidos um amigo e parceiro."

Leia também: Líderes mundiais lamentam a morte de Fidel Castro

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 18 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 17 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 18 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 17 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 16 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 18 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 17 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

lifestyle Câncer Há 19 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

brasil Brasil Há 17 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

fama "A Mãe da Noiva" Há 19 Horas

Brooke Shields e filha fazem rara aparição juntas em estreia de filme