NASA diz que pode ter nevado em Marte

A área encontrada no planeta vermelho é comparada ao Lago Superior, segundo maior lago do planeta

© PixaBay

Tech descoberta 29/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A NASA afirmou ter descoberto uma quantidade enorme de gelo no subsolo em Marte que, possivelmente, possui uma reserva de água comparada ao Lago Superior, segundo maior lago do planeta.

PUB

A instância foi encontrada na região chamada de "Utopia", no Planeta Vermelho, em uma área de 2.050 metros de diâmetro (para ter uma ideia, é o território do estado norte-americano do Novo México), atingindo 170 metros de profundidade.

A descoberta foi feita pelo instrumento orbital, Shallow Radar (SHARAD, na sigla em inglês), que passou pela região de Utopia umas 600 vezes. O gelo é protegido por uma camada de solo, pois a água não pode existir na superfície marciana. Espera-se que a descoberta receba a visita de astronautas assim que possível. Jack Holt, coautor do estudo publicado no site oficial da NASA, comunicou que "o depósito será provavelmente mais acessível do que a maioria da água gelada em Marte, já que se situa a uma latitude baixa e fica em uma área lisa e macia onde o pouso de uma astronave seria mais fácil <…>".

Joe Levy, outro coautor, disse que, graças à recente descoberta, os cientistas poderão compreender melhor a história da mudança climática em Marte e provavelmente entenderão se as reservas de água do planeta poderiam ser utilizadas por astronautas para consumo.

"Por enquanto, nós não entendemos plenamente por que é que o gelo se desenvolveu apenas em algumas áreas e não em outras… Recolhimento e uso deste gelo durante a próxima missão poderá ajudar os astronautas na sua sobrevivência e, ao mesmo tempo, na revelação dos segredos da era do gelo marciana", disse o cientista. Cassie Stuurman, do Instituto de Geofísica na Universidade de Texas, em Austin, disse à NASA que "provavelmente este depósito foi formado em resultado de uma nevasca que formou em uma camada de gelo misturada com pó, durante o período da história marciana em que o eixo do planeta era mais inclinado do que hoje em dia".

Com informações do Sputnik Brasil. 

Leia também: Oscilações de 234 estrelas podem ser sinais alienígenas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina