Governo muda forma de pagamento de outorga de aeroportos

O secretário de Política Regulatória de Aviação do ministério, Rogério Coimbra, disse que essa reformulação diminui o risco dos projetos

© Reuters

Economia Atendimento 30/11/16 POR Estadao Conteudo

O governo decidiu atender a um dos principais pedidos dos investidores interessados nos aeroportos brasileiros e mudou a forma de pagamento da outorga dos terminais. No próximo leilão, os concessionários terão que pagar 25% da outorga e 100% do ágio à vista, na data de assinatura dos contratos. Por outro lado, terão cinco anos de carência para começar a pagar o restante dos valores devidos.

PUB

De acordo com o secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes, não haverá pagamento de outorga nos cinco primeiros anos de concessão. Do 6.º ao 10.º anos, os desembolsos serão crescentes. Do 11.º até o fim da concessão, os valores a serem pagos serão iguais. "Além disso, o resultado do ágio não vai alterar as obrigações ao longo da concessão, não vai gerar uma outorga mais alta nos próximos anos", explicou.

O secretário de Política Regulatória de Aviação do ministério, Rogério Coimbra, disse que essa reformulação diminui o risco dos projetos. "Serão parcelas mais condizentes com a receita estimada para os aeroportos nos próximos anos. Haverá um esforço maior no início, mas, no restante da concessão, haverá um pagamento mais adequado ao fluxo de caixa esperado", disse.

PDV

Antunes disse ainda que não houve redução no valor da outorga dos aeroportos, mas mudanças na forma de alocar os recursos. Em vez de pagar uma outorga mais alta, os concessionários terão de pagar despesas como a desocupação de áreas invadidas nos aeroportos e também os gastos da Infraero com o programas de demissão voluntária (PDV) da estatal.

Coimbra afirmou que os novos concessionários terão que pagar R$ 340 milhões à Infraero para bancar as despesas com o PDV da empresa. A estatal possui 1.270 funcionários nos quatro aeroportos que serão leiloados. Ele reiterou que a adesão ao programa é voluntária.

"A Infraero vai receber esses recursos para adequar o efetivo. A concessionária paga e se desonera de obrigações futuras", afirmou Coimbra. "A regra nesse caso continua a mesma: a concessionária convida quem achar que deve para continuar a trabalhar no aeroporto. Aceita quem quiser. Quem não quiser, volta para a Infraero. E, quem quiser, pode aderir ao PDV."

Antunes esclareceu que o concessionário não será responsável pelo PDV. "Ele vai pagar os recursos para a Infraero usar. Se as despesas com PDV forem maiores que o valor pago, isso será um problema da Infraero. Se forem menores, a Infraero devolverá os recursos para o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC)."

Coimbra esclarece que a mudança no fluxo de recursos destinados à Infraero, passando diretamente dos concessionários para a estatal, era necessária para evitar a mudança de status da empresa. Antes, os concessionários pagavam os recursos para o FNAC, e o governo transferia o dinheiro para a Infraero.

Se continuasse a receber recursos do FNAC, a Infraero seria considerada uma empresa dependente (de recursos do Tesouro Nacional). Nesse caso, ela passaria a ser enquadrada como uma estatal que não possui receita própria, e todo o dinheiro arrecadado com taxas aeroportuárias deixaria de entrar no caixa da empresa e passaria a integrar o Orçamento da União. Com esse processo, a gestão de recursos pela estatal ficaria bem mais burocrática. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada