"Não deixaram cair no meu colo", diz Temer sobre pacote anticorrupção

Na noite de quarta-feira (30), o plenário rejeitou acelerar a votação, em uma manobra do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros

© Reuters

Política Alívio 01/12/16 POR Folhapress

O presidente Michel Temer demonstrou alívio nesta quinta-feira (1º) pelo Senado não ter aprovado requerimento de urgência para votar o pacote de medidas anticorrupação. Em encontro com senadores da base aliada no Palácio do Planalto, o peemedebista fez um rápido comentário sobre o tema, segundo relatos de presentes: "Não deixaram cair no meu colo."

PUB

Na noite de quarta-feira (30), o plenário rejeitou acelerar a votação, em uma manobra do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), junto a líderes partidários. O documento foi assinado pelas lideranças do PSD, PTC e PMDB, partido do próprio presidente.Na tarde de quarta-feira (30), antes da apresentação do requerimento de urgência, o presidente se reuniu com o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e conversou com o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE).

Segundo a reportagem apurou, o presidente chegou a ser avisado da possibilidade de apresentação de um requerimento e avaliou que não era o momento adequado para ele. O governo federal trabalha para que a medida aprovada na Câmara dos Deputados não seja apreciada neste ano e seja debatida mais profundamente em comissões. O problema é que os senadores também estão discutindo tema semelhante por iniciativa de Renan Calheiros (PMDB-AL).

A expectativa de assessores presidenciais é que os senadores modifiquem o que consideram excessos aprovados no pacote anticorrupção, como a forma de permitir que magistrados e procuradores sejam julgados por crime de abuso de autoridade e a retirada do endurecimento na lei de improbidade.

O ideal, segundo auxiliares, é que o presidente seja poupado de avaliar eventuais vetos à proposta, o que o poria em confronto com o Congresso Nacional em momento em que precisa da base para aprovar reformas. Uma ala do governo federal defende que, se a disputa entre Ministério Público e Congresso Nacional esquentar ainda mais, o presidente se posicione contra pontos polêmicos da proposta para evitar que protestos contra o governo federal ganhem adesões. Com informações da Folhapress.

Leia também: Governo tenta impedir manifestações na Esplanada dos Ministérios

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina