Aprovado estudo com ecstasy para tratar estresse pós-traumático

Investigadores acreditam que esta droga pode ajudar as pessoas que sofrem com o distúrbio

© DR

Lifestyle FDA 02/12/16 POR Notícias ao Minuto

A FDA - Food and Drug Administration –, agência americana que regula medicamentos e alimentos, aprovou a realização de um estudo sofre a eficácia do ecstasy para tratar pessoas com estresse pós traumático.

PUB

Esta droga psicótica dá a quem a usa uma sensação de felicidade. A aprovação deste estudo de grande escala pode resultar no uso da droga como medicamento e, se for bem sucedido, o ecstasy poderá ser disponibilizado publicamente para uso médico em 2021, como reporta o New York Times.

O estudo de fase três é financiado pela Associação Multidisciplinar de Estudos Psicadélicos (Maps, na sigla em inglês), ONG criada em 1985 que luta pelo uso médico de drogas consideradas ilícitas como MDMA, LSD e canábis, e envolverá cerca de 230 pacientes.

A Maps já subsidiou seis estudos fase II sobre este assunto, com um total de 130 pacientes. E num deles 66% dos participantes ficaram livres da doença. Outro mostrou a redução dos sintomas de stress pós-traumático em 56% dos pacientes.

Michael C. Mithoefer, psiquiatra responsável pelos estudos, disse ao New York Times que acrditam que o ecstasy “funciona como um catalisador que acelera o processo natural de cura”, algo que também se pode fazer com a psicoterapia tradicional mas que pode demorar anos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Bolor 27/04/24

Saiba o que acontece quando come algum alimento com bolor

Lifestyle Saúde 27/04/24

Já ouviu falar de 'burnout' parental? Esteja atento aos sinais

Lifestyle Signos 28/04/24

Quatro signos que nasceram para serem famosos