Republicanos elogiam aproximação de Trump com governo de Taiwan

Ted Cruz divulgou mensagem no Twitter apoiando o telefonema entre o presidente eleito e a presidente taiwanesa Tsai Ing-Wen

© Getty Images

Mundo telefonema 04/12/16 POR Notícias ao Minuto

Uma conversa telefônica de dez minutos entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na sexta-feira (2), desencadeou um protesto formal da China e provocou dezenas de manifestações de preocupação de países da Ásia sobre os rumos da política externa norte-americana. No âmbito interno, porém, a conversa foi elogiada pela maioria dos integrantes do Partido Republicano, a agremiação partidária que levou Trump ao poder e que tem maioria no Congresso americano.

PUB

Depois do telefonema, a possibilidade de estreitamento das relações entre os Estados Unidos e Taiwan virou a questão número um no cenário internacional do novo governo, que assumirá em 20 de janeiro, concorrendo no mesmo plano até mesmo superando assuntos como a reaproximação com Cuba, a ameaça atômica do Irã e a expansão do terrorismo islâmico no mundo.

A conversa entre Trump e a presidente taiwanesa quebrou o tabu de quase quatro décadas em que os Estados Unidos procuraram evitar qualquer sinal de aproximação com Taiwan para não provocar ciúmes na China. A China não considera Taiwan um país soberano e sim, uma província a ser recuperada um dia, se necessário, pela força.

Taiwan, por outro lado, autoproclama-se como república e tem reiteradamente lutado contra a política de “uma só China”, inaugurada em 1979. Naquele ano, o ex-presidente Jimmy Carter alterou o status diplomático de Taiwan, até então reconhecida como representante do povo chinês. Pelo novo status, a China, e não Taiwan, passou a ser reconhecida como a líder de “uma só China”, englobando o território de Taiwan nesse conceito.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou ontem (3) que apresentou um protesto aos Estados Unidos em razão da conversa entre Trump e a líder taiwanesa. Pouco depois, Trump publicou no Twitter uma mensagem dizendo que o telefonema partiu da presidente taiwanesa, não dele.

O jornal taiwanês Taipei Times, no entanto, informou que o telefonema foi aparentemente organizado pelo pessoal da campanha de Trump em conjunto com funcionários de Taiwan. A assessoria da presidente Tsai Ing-wen informou que ambos os lados concordaram com antecedência sobre como fazer o contato.

Apoio dos republicanos

Ex-rival de Trump nas primárias republicanas durante a campanha eleitoral, o senador do Texas Ted Cruz divulgou mensagem no Twitter apoiando o telefonema entre o presidente eleito e a presidente taiwanesa Tsai Ing-Wen. Tede Cruz classificou a conversa de “melhoria [na política externa]”. Segundo o senador, é preferível Trump falar com “a presidente Tsai do que com o cubano Raúl Castro ou com o iraniano Hasan Rouhani”.

O senador republicano do Colorado, Cory Gardner, presidente do Subcomitê de Relações Exteriores do Senado para assuntos da Ásia Oriental e do Pacífico, disse que espera trabalhar com o presidente eleito para encontrar formas de “fortalecer nosso relacionamento com nosso aliado e amigo Taiwan”. “A amizade entre nossos dois países é importante, e fico feliz em ouvir que o presidente eleito está comprometido com essa amizade”, disse Gardner em comunicado.

O senador de Arkansas, Tom Cotton, republicano, também emitiu uma declaração de aprovação. "Eu elogio o presidente eleito Trump por sua conversa com a presidente Tsai Ing-wen, o que reafirma nosso compromisso com a democracia única em solo chinês", disse Cotton.

Jogada política

A conversa da presidente taiwanesa com o futuro presidente dos Estados Unidos levou parte da mídia americana a considerar a hipótese de que o telefonema foi uma jogada política para fortalecer a presença das empresas de Trump em Taiwan. As imprensas taiwanesa e chinesa informaram também que um representante da Organização Trump visitou uma cidade em Taiwan em setembro e manifestou interesse em investir em um projeto de desenvolvimento urbano em larga escala na área.

As empresas Trump desmentiram a versão da prefeitura da cidade taiwanesa de Taoyuan de que a Organização Trump está considerando levar à frente a construção de hotéis e resorts na cidade. Em entrevista à emissora de televisão ABC News, a vice-presidente de marketing da organização Trump, Amanda Miller, disse que não há planos de expansão para Taiwan e negou que os executivos estejam planejando uma visita. Ela acrescentou que os rumores de um desenvolvimento planejado [em Taiwan] são simplesmente falsos.

A conversa telefônica com a presidente tawanesa não é a primeira polêmica internacional de Trump. Na quarta-feira (30), Trump teve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro paquistanês Muhammad Nawaz Sharif. Após a conversa, as autoridades paquistanesas disseram que Trump chamou Muhammad Sharif de "um cara fantástico", o que irritou a Índia, adversária histórica do Paquistão.

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, também disse que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o elogiou em um telefonema por conduzir sua brutal guerra às drogas “do jeito certo”. O país é frequentemente criticado por aplicar uma política brutal de combate às drogas, que inclui execuções extrajudiciais de pessoas suspeitas de usar ou vender drogas.

Trump e Duterte conversaram por telefone na sexta-feira (2), mas o teor da conversa foi divulgado pelo jornal The New York Times sábado (3). Desde que assumiu o poder, em junho deste ano, mais de 2 mil pessoas foram mortas pela polícia e por guardas vigilantes das Filipinas, segundo organizações de direitos humanos. Este ano, quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que planejava discutir e questionar a campanha antidrogas com o chefe de Estado das Filipinas, Rodrigo Duterte ficou muito irritado e se referiu ao presidente norte-americano com um palavrão. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada