Trump nomeia general 'cão furioso' para cargo de Secretário

Para o presidente eleito, Mattis foi 'um dos generais mais eficientes dos EUA durante muitas décadas'

© Mike Blake / Reuters

Mundo segura... 07/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O presidente recém-eleito dos EUA, Donald Trump, apresentou a candidatura do general aposentado da Infantaria da Marinha ao posto de Secretário de Defesa norte-americano.

PUB

"Para que a nossa estratégia militar seja bem-sucedida, precisamos da pessoa certa para chefiar o Departamento de Defesa. Por isso, estou feliz por anunciar minha intenção de nomear o general James Mattis para o cargo de ministro da Defesa", comunicou Trump em seu discurso na Carolina do Norte, transmitido pelo canal de TV Fox News.

Trump se referiu a Mattis, com 66 anos de idade, como "um dos generais mais eficientes dos EUA durante muitas décadas".

Quem é o misterioso "cão furioso"?

Nativo do estado transpacífico de Washington, James Mattis se alistou ao serviço militar em 1969, fazendo parte do Corpo de Infantaria da Marinha dos EUA. Em 1991, participou da guerra no Golfo Pérsico, mais tarde — da operação no Afeganistão, e a partir de 2003 comandou uma divisão no Iraque. Entre 2010 e 2013, o militar serviu ao Comando central dos Estados Unidos, responsável pelos assuntos do Oriente Médio e da Ásia Central.

Depois de muitos anos de serviço, Mattis recebeu a alcunha "cão furioso", apelido mencionado por Trump em um dos seus comunicados após o encontro com o general. Mattis, que nunca se casou, também é conhecido como "monge militar". Após se aposentar, o general dedicou-se à pesquisa cientifica, integrou-se ao Conselho Executivo da empresa de defesa General Dynamics e participou do funcionamento de uma série de organizações não governamentais que lidam com os assuntos das forças armadas.

O candidato várias vezes manifestou seu descontentamento à política de Barack Obama no Oriente Médio, em particular, ao acordo nuclear iraniano. A postura de Mattis quanto ao Irã é parecida à promovida por Trump durante sua campanha eleitoral.

Como é efetuada a nomeação?

Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2017. Após a cerimônia, ele dará início às nomeações de seus candidatos aos cargos de ministros para avalição do Congresso norte-americano. Entretanto, a nomeação de um chefe do Pentágono exige permissão adicional do Senado: em 1947, foi adotada a lei que prevê que o ministro de Defesa deve ser um civil ou uma pessoa que tenha deixado o serviço militar há mais de 10 anos. Em 2008, este prazo foi reduzido para 7 anos, porém, Mattis se aposentou apenas em 2013. Durante toda a história dos EUA, o Senado abriu exceção uma vez — em 1950, quando o posto de ministro foi ocupado pelo general George Marshall. (Sputnik)

Leia também: Trump é a personalidade do ano pela revista Time

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 3 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 11 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 11 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama MADONNA-RIO Há 6 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

tech Espaço Há 22 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama BERNARD-HILL Há 4 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos