Jorge Viana diz estar 'muito satisfeito' com decisão do Supremo

Caso ele fosse afastado, caberia ao petista assumir o comando da Casa

© Divulgação

Política senado 07/12/16 POR Estadao Conteudo

Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), afirmou nesta quarta-feira, 7, estar "muito satisfeito" com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Caso ele fosse afastado, caberia ao petista assumir o comando da Casa.

PUB

"Eu estou bem melhor hoje do que ontem, porque hoje eu tenho o respaldo de uma decisão do Supremo que cria uma certa harmonia entre os Poderes", disse.

Para o petista, ao decidir manter Renan na presidência do Senado, o STF evitou uma crise institucional entre os Poderes e "pacificou" a questão que foi levantada pela ação da Rede Sustentabilidade, sobre se um réu poderia ocupar o cargo de presidente da Câmara ou do Senado, e, consequentemente, permanecer na linha sucessória da Presidência da República.

"A decisão pacifica para sempre essa relação entre o Supremo e o Legislativo nestas matérias. Alguém que é réu não pode assumir a Presidência, mas pode continuar a presidir o Senado. Isso mostra que quem decide os presidentes dos Poderes são os que compõem as Casas legislativas", disse.

Viana afirmou ainda que, desde que o ministro Marco Aurélio Mello proferiu a decisão de afastar Renan do cargo, ele atuou para que não "houvesse uma ruptura" entre os Poderes e para evitar que o Brasil passasse por mais uma crise no fim do ano. Na terça-feira, o petista esteve no Supremo para uma conversa com a presidente da Corte, Cármen Lúcia, e fez um apelo para que Renan ficasse na presidência do Senado.

Para o petista, essa agora é "uma página virada", e cabe agora ao Senado trabalhar na pauta que estava prevista na Casa até o fim do ano. Ele, no entanto, criticou a tentativa do governo de votar a chamada PEC do Teto e afirmou que, apesar de ter se evitado uma crise institucional, a crise econômica e política segue com as medidas adotadas pelo governo do presidente Michel Temer. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 18 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 17 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil 01/05/24

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 23 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 23 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna 01/05/24

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

fama Príncipe William Há 17 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

lifestyle Rosto Há 17 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!