Mapas eletrônicos usados em todo o mundo são feitos na Rússia

Transzas executa mais de 30% das encomendas no mercado mundial de aparelhos de navegação marítima

© REUTERS/Mike Blake

Tech navegação 10/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Na história de humanidade existiram diferentes formas de os viajantes se orientarem nos oceanos desconhecidos. Primeiramente, a orientação era feita pelas estrelas. Na antiguidade, os mapas eram desenhados em pele de vitela, em papiro ou em outros materiais.

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Passados muitos séculos, em 1990, em São Petersburgo foi criado um aparelho totalmente novo para a navegação marítima, baseado em modernas tecnologias.

Vladimir Ponomarev, vice-presidente da empresa Transzas de São Petersburgo, que desenvolve equipamento de navegação eletrônica, partilhou os detalhes do trabalho da empresa em entrevista à Sputnik Polônia.

Segundo ele, a Transzas executa mais de 30% das encomendas no mercado mundial de aparelhos de navegação marítima. O sucesso da empresa tem a ver com a aplicação de inovações tecnológicas e com o bom trabalho com os clientes, quer na Rússia, quer no estrangeiro.

Em 1997 os sistemas de navegação marítima russos foram instalados em 117 navios de patrulhamento da Suécia (projeto Combat Boat-90) e em 1998 a empresa recebeu o diploma honorífico Lloyds List "pela contribuição notável para a instrução de marinheiros".A Tranzsas realizou com sucesso nos últimos anos vários projetos na Coreia do Sul, Reino Unido, França, Islândia, Austrália, Nova Zelândia, Bulgária, China, Turquia, Brasil e outros países.

Não obstante a crise econômica mundial, a empresa continua bem implantada no mercado, provavelmente devido à solidez do próprio produto, que continua sem concorrência.

"Relativamente à crise, por um lado estas são dificuldades inevitáveis, mas por outro levam a uma procura mais eficaz de novas possibilidades de corrigir a estratégia e entrar no mercado com novos desígnios", disse.

Estes desígnios podem incluir a ideia de criar um sistema único de gestão de frotas que poderia ajudar a evitar sérias tragédias no mar.

"Acreditamos que é necessário um sistema único de direção de frotas, com troca global de dados entre todos os participantes da navegação marítima. Esta é uma das direções prioritárias da Transzas", disse Ponomarev.

Atualmente a empresa russa está também desenvolvendo padrões para a navegação através de um produto inovador, que inclui a tecnologia de realidade aumentada. Estes dispositivos podem ser usados em condições de visibilidade limitada. (SputnikBrasil)

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