Míssil nuclear da Coreia do Norte pode atingir continente americano

Entretanto, o país ainda não resolveu um problema crucial de isolamento térmico, o que significa que sua ogiva queimaria ao reentrar a atmosfera

© Divulgação

Mundo ÁSIA 11/12/16 POR Notícias Ao Minuto

A Coreia do Norte possui agora um míssil balístico intercontinental (ICBM), que pode portar carga nuclear, com capacidade para atingir o continente americano, afirmou um alto funcionário militar dos EUA.

PUB

Entretanto, a Coreia do Norte ainda não resolveu um problema crucial de isolamento térmico, o que significa que sua ogiva queimaria ao reentrar a atmosfera. Ainda assim, "[é] a ameaça que me mantém acordado de noite", cita o portal DefenseTech o oficial que falou em condição de anonimato.

No início deste ano, a Coreia do Norte afirmou que tinha desenvolvido um novo ICBM, chamado KN-14, e o exibiu em um desfile militar em outubro. Pyongyang também alegou que naquele mês tinha testado com sucesso materiais de isolamento térmico para o míssil, mas o funcionário norte-americano não pôde confirmar que essa tecnologia já seja usada. Quase não há dados disponíveis sobre as capacidades do KN-14, escreveu em outubro o analista de defesa russo Vladimir Khrustalev em Lenta.ru.

No entanto, a maioria dos especialistas concorda que as alegações da Coreia do Norte têm uma base bastante sólida. "As estimativas mais conservadoras colocam seu alcance máximo teórico com uma carga útil nuclear em 5.500-6.500 quilômetros, mas outros dizem que o míssil poderia atingir até 12.000", escreveu Khrustalev.

O programa nuclear norte-coreano pode se tornar um problema para o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de acordo com o general Curtis M. Scaparrotti, ex-comandante das forças norte-americanas na Coreia do Sul e agora o supremo comandante aliado da OTAN. Ele especulou que Trump teria de considerar seriamente um ataque preventivo contra a Coreia do Norte antes de os coreanos lançarem seus mísseis.

Será que é o programa espacial da Coreia do Norte que realmente preocupa os Estados Unidos? Isso não pode ser excluído, de acordo com outro ex-comandante das forças norte-americanas na Coreia do Sul, o general Walter Sharp. Sharp acredita que os EUA devem destruir qualquer míssil norte-coreano em uma plataforma de lançamento, visto que os EUA não têm forma de saber com certeza se o míssil transporta um satélite ou uma ogiva nuclear.

Uma posição tão agressiva é interessante, considerando que um único ICBM não deve ser um problema real para a defesa norte-americana, incluindo o sistema de defesa antiaérea THAAD na Coreia do Sul e o sistema antimíssil Aegis que pode ser instalado nos navios de guerra dos EUA. Com informações da Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Atentado mata pelo menos cinco pessoas na capital do Egito

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 7 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 9 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Pridão Há 7 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

justica São Paulo Há 9 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 9 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 7 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 7 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 10 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 8 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta