Proposta de recuperação dos estados inclui suspensão de dívida

Proposta do governo foi anunciada nesta quarta-feira (14)

© Agência Brasil

Economia Regime 14/12/16 POR Notícias ao Minuto

O governo anunciou hoje (14) detalhes da proposta do regime de recuperação fiscal para os estados enfrentarem as dificuldades financeiras. Entre as medidas está a permissão da reestruturação de dívidas com instituições financeiras e a suspensão temporária dos pagamentos das dívidas com a União e dos bloqueios financeiros. Em contrapartida, quem aderir ao Regime de Recuperação Fiscal terá que obedecer várias condições, como a redução sistemática de despesas.

PUB

“É uma forma de recuperação fiscal, que vai permitir aos estados entrarem em um processo de recuperação, restaurando suas condições. Vai permitir que, neste período, os estados  interrompam o pagamento das dívidas, sendo prerrogativa de quem está nesse regime”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Segundo Meireles, o estado que aderir ao programa assume uma série de obrigações e terá algumas restrições para reduzir de gastos. Ele destacou uma série de precondições para que os estados possam fazer parte do regime de recuperação fiscal, como a queda de receitas e índices que de fato possam configurar situação de insolvência dos estados.

“É um pedido voluntário de cada estado que tem que ser enquadrado em uma série de condições. Será aprovado pelo Ministério da Fazenda e homologado pelo presidente da República. Evidentemente é uma proposta que nós fazemos ao Congresso Nacional. Caberá ao Congresso Nacional a aprovação do regime de recuperação fiscal ”, afirmou.

Para se enquadrar no regime, o estado terá entre outros fatores que apresentar cumulativamente receita corrente líquida menor que a dívida consolidada, receita corrente menor que a soma das despesas de custeio e volume de obrigações contraídas maior que as disponibilidades de caixa de recursos não vinculados.

Entre as exigências, durante o Regime de Recuperação Fiscal, o ente federado terá que reduzir o crescimento automático da folha de salários, elevar contribuições previdenciárias de ativos, inativos e pensionistas até o limite de 14% e atualizar regras de acesso para concessão de pensões. Também terá que reduzir incentivos fiscais, o tamanho do estado, incluindo privatizações, reconhecer as dívidas com fornecedores e renegociação destas dívidas, com a possibilidade de obtenção de descontos.

A proposta limita ainda crescimento da folha de pagamento e de despesas obrigatórias nos Três Poderes, despesas com publicidade e propaganda, exceto para a saúde e segurança e, ainda, firmar convênio, acordo, ajuste ou outros tipos de instrumentos que envolvam a transferência de recursos para outros entes da federação ou para organizações da sociedade civil, excetuados aqueles necessários para a recuperação fiscal.

O regime se estende a todos os poderes e instituições e suspende temporária os pagamentos das dívidas com a União e dos bloqueios financeiros e permite a reestruturação de dívidas com instituições financeiras; em contrapartida, a União irá indicar ativos a serem privatizados. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Abear: preço de passagem cairá após início de cobrança de bagagens

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 19 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 19 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor