Itaipu desbanca hidrelétrica chinesa e bate recorde

A expectativa é que, na quarta-feira (21), a hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai supere a barreira inédita dos 100 milhões de MWh em um ano

© DR

Economia Usina 16/12/16 POR Folhapress

A usina Itaipu Binacional vai desbancar a hidrelétrica chinesa Três Gargantas neste sábado (17) e bater recorde mundial em geração de energia.

PUB

A liderança será conquistada por volta de meio-dia, quando a usina binacional vai superar a marca de 98,8 milhões de megawatts-hora (MWh), recorde atual da usina chinesa. Nesta sexta (16), Itaipu bateu sua própria marca anual, que era de 98,6 milhões de megawatts-hora, atingida em 2013.

A expectativa é que, na quarta-feira (21), a hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai supere a barreira inédita dos 100 milhões de MWh em um ano.

Em 2014, a empresa perdeu a primeira posição para a chinesa devido à seca no Brasil. Em 2015, a hidrelétrica binacional conseguiu desbancar a rival, que viu sua produção cair para 87 milhões de MWh, ante 89,2 milhões de MWh da usina do Brasil e do Paraguai.

Neste ano, a hidrelétrica binacional teve um desempenho melhor impactado pelo fluxo regular do Rio Paraná, pelo alto consumo de eletricidade no Brasil e no Paraguai, e também pela otimização do uso dos recursos naturais, segundo a empresa.

"Os sucessivos recordes são uma consequência natural dos investimentos feitos pela empresa, no decorrer do projeto, na modernização dos equipamentos e na capacitação do corpo técnico, aliado ao alto comprometimento dos empregados", avalia Jorge Samek, diretor-geral brasileiro.

Itaipu tem capacidade instalada de 14 mil MW, menor do que a de Três Gargantas, que tem 22,4 mil MW instalados.

SUPRIMENTO

A energia de 98,6 milhões de MWh produzida por Itaipu no ano até esta sexta seria suficiente para suprir o consumo de todo o Brasil por dois meses e 15 dias ou o Paraguai por quase sete anos.

Também poderia abastecer a região Sul por um ano e dois meses, o Estado de São Paulo por oito meses e 20 dias ou a cidade do Rio de Janeiro por cinco anos e cinco meses.

Atualmente, Itaipu responde por 15% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende mais de 75% do mercado paraguaio de eletricidade. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 21 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 20 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 20 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 18 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 20 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Fake News Há 20 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Chile Há 12 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

fama Saúde Há 13 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Irão Há 11 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

esporte Morte Há 21 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará