'GPS europeu', sistema Galileo começa a funcionar

Por enquanto, o Galileo tem apenas 18 dos 30 satélites previstos para atuar no sistema, que promete ser muito mais preciso que seus concorrentes

© DR

Tech Concorrência 16/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O sistema Galileo, que será o concorrente do norte-americano GPS, começou a colocar algumas de suas funções em operação desde essa quinta-feira (15). Os serviços que já estão disponíveis são aqueles ligados à operações de salvamento, com uma geolocalização efetuada - no máximo - em 10 minutos, à navegação com automóvel e uma melhor sincronização de projetos de infraestrutura fundamental como no campo da energia e de transações financeiras.

PUB

Por enquanto, o Galileo tem apenas 18 dos 30 satélites previstos para atuar no sistema, que promete ser muito mais preciso que seus concorrentes - o GPS (EUA), o Glonass (Rússia) e o Beidou (China). A plena operação do sistema deverá ocorrer até 2020 e, até lá, a disponibilização do programa para os equipamentos eletrônicos será feita de maneira gradual. A partir de ontem, os celulares da marca espanhola BQ e diversos equipamentos para veículos já estão com o Galileo disponível. - Participação italiana: A sociedade Spaceopal, guiada pela italiana Leonardo-Finmeccanica e controlada pela Telespazio, ao lado da alemã DLR GfR assinaram um acordo em Bruxelas no valor de 1,5 bilhão de euros para a gestão dos próximos 10 anos do programa de navegação e localização por satélite.

O contrato, nascido de uma disputa europeia, soma-se aos serviços da Hosting, já contratados pela Comissão Europeia com os dois Centros de Controle de Fucino, na Itália, e Oberpfaffenhofen, próximo a Munique, na Alemanha. "Estamos orgulhosos de poder contribuir, com as nossas tecnologias e competências, com o sistema de satélite Galileo, que oferecerá serviços de qualidade aos cidadãos de todo o mundo e poderá representar um voo para o crescimento econômico e para a competitividade", afirmou Mauro Moretti, CEO e diretor-geral da Leonardo-Finmeccanica.

Segundo o CEO da Telespazio e chefe do setor espacial da Leonardo-Finmeccanica, Luigi Pasquali, esse é um contrato "importantíssimo para a Itália" porque ele constitui "uma realidade importante em termos econômicos", visto que "vale mais de 1 bilhão de euros" e "que nos fará trabalhar pelos próximos 10 anos" com importantes reflexos no sistema de produção na planta de Fucino. - O projeto: O projeto europeu de localização por satélite é realizado em uma parceria da Agência Espacial Europeia (ESA) com a Comissão Europeia e conta com a participação de diversas empresas e entidades do bloco econômico.

Da Itália, por exemplo, participa o grupo Finmeccanica-Leonardo, com as empresas Telespazio e Thales Alenia Space. Com cunho estritamente civil, o sistema será tutelado pela Agência Europeia do Sistema de Navegação Global por Satélite (GSA, na sigla em inglês), e conta com o apoio dos centros de comando em Munique, na Alemanha, e em Redu, na Bélgica. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Google anuncia lançamento da carteira virtual, o Wallet

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 3 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 12 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 11 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Utah Há 12 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Nicole Kidman Há 11 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 9 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Ucrânia Há 9 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Reino Unido Há 7 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres