Macri critica chavista e recrimina chanceler da Venezuela

Diplomata venezuelano sugeriu que presidente argentino retirasse representante do país de Caracas

© Marcos Brindicci / Reuters

Mundo MERCOSUL 17/12/16 POR Folhapress

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, respondeu nesta sexta-feira (16) ao número dois do chavismo, Diosdado Cabello, que o havia chamado de covarde pelo tratamento dado à chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, em Buenos Aires.

PUB

Em seu programa na TV venezuelana, Cabello disse que Macri deveria retirar o representante argentino em Caracas, Eduardo Porreti. "Que faça suas malas e que vá embora daqui. Seu governo é inimigo da pátria de Bolívar."

A Argentina está sem embaixador no país, e Porreti é o diplomata de maior escalão na embaixada em Caracas.Nesta sexta, Macri disse em entrevista que "covarde é submeter um povo pela força e não deixá-lo se expressar".

Na quarta (14), Rodríguez foi à capital argentina para participar da cúpula de chanceleres do Mercosul, apesar de a participação da Venezuela no bloco "ter sido cessada" há duas semanas.

Ela foi impedida pela colega argentina, Susana Malcorra, e em seguida tentou forçar a entrada na reunião, causando confusão entre a comitiva, manifestantes contrários a Macri e a polícia.

O governo venezuelano acusou no dia seguinte os policiais argentinos de terem ferido Rodríguez, algo que não se observou no local: a chanceler se despediu dos manifestantes e foi embora.

Com relação ao episódio de Rodríguez, o argentino disse ainda que é "uma pequena anedota perto do problema maior, que é a pobreza, o abandono e o desrespeito aos direitos humanos que vêm ocorrendo na Venezuela."

Também recriminou a chanceler porque "uma pessoa não pode se convidar a um encontro" e criticou as imposições do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a população do país.

"Nós desejamos apenas que tudo isso acabe e que os venezuelanos possam finalmente decidir sobre o seu futuro", disse, depois de encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

A Argentina defende que se realize o referendo que revoga o mandato de Maduro, como quer a oposição venezuelana. A ideia da consulta, no entanto, perdeu força depois que a Justiça anulou parte das assinaturas necessárias para fazer a votação.

Isso atrasou o processo e impediu que o referendo pudesse se realizar antes de 10 de janeiro, quando vence o prazo para que se realizassem eleições diretas em caso de saída de Maduro. Agora, se a consulta for realizada, o vice-presidente assume o poder.

Também questionada sobre a cessação de participação da Venezuela no Mercosul, Bachelet disse que a questão não cabe ao Chile, que é membro associado. Porém, respeita a decisão dos integrantes permanentes.

"Mostramos nossa preocupação e apoiamos a via do diálogo para um encerramento pacífico dessa situação."

Outro associado ao Mercosul, a Bolívia alinhou-se à Venezuela. O chanceler boliviano, David Choquehuanca, inclusive participou da confusão em Buenos Aires.

ALIANÇA DO PACÍFICO

Ainda na tarde desta sexta, Macri e Bachelet também anunciaram ter tratado da Aliança do Pacífico durante a reunião bilateral.

Hoje, a Argentina é apenas um país observador do bloco formado por Chile, México, Peru e Colômbia. Mas, na entrevista, sugeriu-se que esse status pode mudar.

"Continuaremos trabalhando com o Mercosul e também avaliamos uma maior integração da Argentina à Aliança do Pacífico", disse Michelle Bachelet.

Macri anunciou que, agora que seu país está na presidência do Mercosul, o plano é que se realize em breve um encontro para discutir a aproximação entre os dois blocos. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Maduro chama Macri de 'covarde, oligarca e ladrão'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama PAULO-GUSTAVO Há 5 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

politica STF Há 5 Horas

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark