Análise do impeachment de Gilmar Mendes é solicitada ao STF

Um dos realizadores do pedido ao STF é o ex-procurador-geral da República Cláudio Lemos Fonteles

© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Política Queda 21/12/16 POR Estadao Conteudo

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu na noite desta terça-feira (20) um pedido para determinar que o Senado analise abertura de impeachment contra o ministro da Corte Gilmar Mendes. Um dos realizadores do pedido ao STF é o ex-procurador-geral da República Cláudio Lemos Fonteles. No dia 20 de setembro, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), arquivou dois pedidos de impeachment de Mendes - um deles protocolado por Fonteles.

PUB

No mandado de segurança ao STF, um dos argumentos é de que o ato isolado do presidente do Senado para arquivar o pedido de impeachment deve passar pelo controle da Mesa Diretora da Casa. "Portanto, o Presidente do Senado é flagrantemente incompetente para praticar monocraticamente o ato de recebimento ou arquivamento liminar da denúncia contra ministro do Supremo Tribunal Federal por crime de responsabilidade", escreve o advogado Bruno Rodrigues de Lima em nome de Fonteles e mais quatro juristas.

Além disso, eles sugerem que Renan Calheiros é suspeito para analisar o pedido de impeachment de Gilmar Mendes, uma vez que o ministro votou contra o recebimento da denúncia contra ele oferecida pela PGR ao Supremo. Renan se tornou réu perante o STF por crime de peculato no último dia 1º, por 8 votos a 3. Gilmar Mendes foi um dos ministros que votou pela rejeição da denúncia contra o peemedebista na ocasião.

"Renan Calheiros, que se fez juiz monocrático para repelir a denúncia contra Gilmar Mendes, por crimes de responsabilidade, teve, a seu favor, o voto do Min. Gilmar Mendes para, igualmente, rejeitar a denúncia contra si ajuizada pelo Procurador-Geral da República", escrevem os juristas.

Ao Senado, os realizadores do pedido de impeachment de Gilmar Mendes argumentaram que o ministro realiza "manifestações de cunho político-partidário" e tem conduta "incompatível com o decoro" das funções, mencionando entrevistas do magistrado. Ao arquivar o pedido de impeachment, Renan avaliou que a denúncia era fundamentada só em matérias jornalísticas e declarações e não havia "conjunto probatório" no caso.

O grupo de juristas quer que o STF declare que a decisão de Renan é nula e determine que o Senado analise o impeachment de Gilmar. O caso foi distribuído para o ministro Luiz Edson Fachin. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 22 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 4 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama Vídeo Há 3 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 5 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 23 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

brasil Vírus Há 3 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo EUA-CÂMARA Há 23 Horas

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

brasil Vídeo Há 3 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 4 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica São Paulo Há 5 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito