China lista atividades permitidas de estrangeiras sem fins lucrativos

Entre as quase 200 atividades permitidas pelas autoridades estão a conservação da água, resposta a desastres e treinamento vocacional, além da migração humana

© Reuters / Damir Sagolj

Economia divulgação 21/12/16 POR Notícias ao Minuto

Após meses de incerteza para as entidades estrangeiras sem fins lucrativas, a China divulgou uma lista de atividades que elas podem realizar no país, no âmbito de uma controversa nova lei. O presidente chinês, Xi Jinping, lançou uma campanha contra as influências estrangeiras no país e a lei é vista como voltada contra grupos que trabalham em áreas como direitos humanos e o Estado de Direito.

PUB

O que causou certa surpresa é que os serviços legais estão entre as atividades permitidas na lista divulgada pelo Ministério da Segurança Pública. Os grupos que trabalham na área, porém, devem ser apoiados e supervisionados pelo Ministério da Justiça, que os defensores de reformas legais descrevem como hostil a essas entidades.

Os grupos estrangeiros têm agora dez dias para tentar se registrar antes da entrada em vigor da lei, em 1º de janeiro. Muitos deles já recuaram em seus programas, temendo dificuldades para se formalizar a tempo. Autoridades dizem que é necessário organizar o setor.

Autoridades chinesas já prenderam ou interrogaram dezenas de advogados de direitos humanos desde meados de 2015, acusando-os de trabalhar para minar o Partido Comunista. Nesse contexto, foi uma surpresa ver áreas potencialmente delicadas incluídas na lista, disse Anthony Spires, pesquisador da sociedade civil na Universidade Chinesa de Hong Kong.

Entre as quase 200 atividades permitidas pelas autoridades estão a conservação da água, resposta a desastres e treinamento vocacional, além da migração humana. Spires e outros especialistas dizem que o escopo das atividades permitidas na nova lei não ficará claro até que as agências de supervisão comecem a aceitar ou rejeitar os pedidos. Fonte: Dow Jones Newswires. Com informações do Estadão Conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Japão melhora avaliação da economia pela 1ª vez em 21 meses

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 11 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 10 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 7 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo