Banco mais antigo do mundo não consegue aumentar capital

Agora, é provável que a instituição seja salva pelo governo italiano

© REUTERS/Alessandro Bianchi

Economia Monte dei Paschi 22/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O conselho de administração do Monte dei Paschi di Siena (MPS), o banco mais antigo do mundo, anunciou nesta quinta-feira (22) que não conseguiu os 5 bilhões de euros necessários para aumentar seu capital.

PUB

Agora, é provável que a instituição seja salva pelo governo italiano, já que o ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, solicitou às comissões de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado uma autorização para fazer esse tipo de procedimento.

Em nota, o conselho agradece, apesar do fracasso, "a todos os funcionários pelo grande esforço realizado no serviço do banco e dos clientes neste delicado momento da vida do instituto".

A operação do recolhimento de fundos foi anunciada no dia 25 de outubro e uma prorrogação da tentativa de recolher o dinheiro foi rejeitada pelo Banco Central Europeu (BCE) no dia 9 deste mês. A ideia do conselho erra arrecadar esse dinheiro para permitir uma desconsolidação dos chamados créditos deteriorados, aqueles que dificilmente serão quitados, e para reforçar o patrimônio bancário.

O MPS informou ainda no comunicado que as obrigações subordinadas conferidas àqueles que aderiram às ofertas LME serão restituídas aos respectivos portadores nos termos indicados na documentação relativa à oferta.

O banco ainda divulgou que os "bancos de negócios envolvidos em vários títulos do consórcio [...], incluindo IVI, JP Morgan e Mediobanca, não receberão nenhuma comissão".

Segundo dados do BCE, o MPS só terá liquidez para mais 23 dias, ou seja, só terá dinheiro para pagar seus próprios custos por esse período.

Entenda - Fundado em 1472, na cidade toscana de Siena, o Monte dei Paschi vive há anos uma grave crise financeira que o deixou à beira da insolvência. A principal razão para isso é a elevada presença de créditos deteriorados - empréstimos que dificilmente serão pagos - em sua carteira. Outros bancos italianos vivem situação semelhante, mas o MPS é o mais exposto de todos, com um terço de sua carteira tomada por ativos tóxicos. Há muitos motivos para o aumento do nível de créditos deteriorados na instituição, e uma delas certamente é a crise econômica que atinge a Itália desde 2008. Com a piora do cenário financeiro e o crescimento do desemprego, muitas pessoas e empresas não conseguiram mais pagar as prestações dos empréstimos tomados, aumentando a inadimplência. No entanto, essa situação também explica-se pela negligência de dirigentes bancários que sempre usaram a amizade para fazer negócios, emprestando a companhias e políticos próximos quantias vultosas que dificilmente seriam restituídas. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo