Na véspera de Natal, Rua 25 de Março tem movimento tranquilo

Balanço das vendas divulgado pela Associação Comercial indicou queda de 7,2% no movimento do varejo na primeira quinzena de dezembro

© Reuters

Economia Vendas 24/12/16 POR Notícias ao Minuto

A Rua 25 de Março, ponto de comércio popular da capital paulista, tinha movimento tranquilo hoje (24), véspera de Natal. Consumidores carregavam presentes de última hora e produtos para compor a ceia.

PUB

O fato da véspera da festa ter caído em um sábado, este ano, contribuiu para o movimento abaixo da média para a data, na opinião de David Jefferson, encarregado dos Armarinhos Fernando. “A gente já esperava que hoje ia ser um pouco mais fraco, por ser sábado. Acho que o pessoal está viajando, também. Muita gente antecipou as compras”, disse.

Crise

Com pacotes nas duas mãos, o padeiro Douglas Fernandes (24 anos) levava lembranças para o filho e os sobrinhos. Apesar dos pacotes, ele disse que precisou controlar os gastos. “Este ano tem que dar uma seguradinha. "Minha profissão é muito de combinar o salário com o patrão. Então, os patrões estão dando uma segurada”, disse.

Fernandes disse acreditar que a crise forçou os comerciantes a ampliarem as promoções. “Os preços estão melhor do que no ano passado, porque eles sabem que se não abaixassem o preço, não iam vender”, ressaltou.

Dora Neide Tavares (53 anos) pensa diferente. “Este ano foi bem mais difícil. Tudo bem mais caro, tanto a parte da ceia, como os presentes”, queixou-se a empresária, que levava produtos para a ceia de Natal. Ela teve que fazer ajustes para se adequar ao orçamento. “Troquei os ingredientes e diminuí a quantidade. Este ano, tirei o pernil e deixei só um peru. E diminuí a quantidade de frutas secas. Mas vai ser uma ceia recheada e gostosa. O importante é a gente reunir a família e ter paz.”

Queda nas vendas

O balanço das vendas divulgado pela Associação Comercial de São Paulo, no último dia 16, indicou uma queda de 7,2% no movimento do varejo paulistano na primeira quinzena de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2015. As vendas à vista caíram 9,8% e a comercialização a prazo diminuíram para 4,6%.

No entanto, a sondagem divulgada pela Federação do Comércio de São Paulo, na última quinta-feira (22), mostrava que parte dos empresários continuava otimista. A pesquisa, que ouviu 100 lojistas, entre os dias 15 e 19 de dezembro, indicou que, na média, era esperado um crescimento de 3% nas vendas para o Natal deste ano.

Os dados mostram ainda que 50% dos empresários estão fazendo algum tipo de promoção para melhorar as vendas, focando principalmente nos descontos especiais (68%). Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Em tempos de crise, comércio faz promoção às vésperas do Natal

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens