Por que o Brasil perdeu investimentos externos?

Ex-ministro explica a razão.

© Reuters

Economia Economia Brasileira 28/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Em recente manifestação na imprensa, o Presidente Michel Temer afirmou que a sua prioridade na política externa é "resgatar a confiança no Brasil, confiança que se traduz em investimentos, crescimentos e empregos". 

PUB

Para o Embaixador José Botafogo Gonçalves, que foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo no Governo Fernando Henrique Cardoso e atualmente é vice-presidente emérito do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), a razão para a perda dos investimentos externos é simples: nos últimos dois anos o Brasil vem praticando políticas externas equivocadas.

"A primeira coisa que tem de ser esclarecida é o porquê de o Brasil ter perdido o investimento estrangeiro", diz o diplomata. "O Brasil sempre foi um país que atraiu diversos investimentos externos em vários setores da sua economia, sobretudo no financiamento da infraestrutura. Nos últimos dois anos, esse fluxo de investimentos caiu em relação às grandes necessidades que nós temos. E a resposta é simples: perdemos esses investimentos porque praticamos políticas equivocadas. Hoje, o país está em insolvência fiscal (alguns estados não têm dinheiro sequer para pagar os salários dos seus servidores) e dentro deste quadro o investidor externo não tem segurança de obter retorno para o capital que possa aplicar aqui".

Ex-embaixador especial para Assuntos do Mercosul e respeitada autoridade em comércio exterior, o Embaixador José Botafogo Gonçalves acredita que o Mercosul precisa rever sua atuação e modernizar sua política de relacionamentos, porque o modelo atual, praticado pelos quatro países fundadores – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai –, já não atende às necessidades contemporâneas:

"O Mercosul é uma área que precisa de profundas modificações. Não há dúvida nenhuma de que ele continua sendo um importante instrumento de integração regional, mas as premissas que regulamentaram o bloco em 1991 já não são suficientes. Naquela época, o que se procurava estabelecer era uma relativa estabilização comercial entre os quatro países do bloco. Isso acabou acontecendo, mas é muito pouco. O Mercosul precisa se abrir em conjunto, mudando o seu comportamento perante o mundo". Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 16 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 17 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 18 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 15 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 17 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 18 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 14 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 12 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 8 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 16 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida