Autoridades russas admitem existência de esquema de doping

O esquema gigantesco teria envolvido um número superior a 1.000 atletas de mais de 30 modalidades

© DR

Esporte 1ª vez 27/12/16 POR Folhapress

Autoridades russas reconheceram publicamente, pela primeira vez, que houve uma "conspiração institucional" no país para fomentar um amplo esquema de dopagem.

PUB

Em entrevista ao jornal "The New York Times", a diretora-geral da agência antidoping russa, Anna Antseliovich, definiu com essas palavras o programa sistemático de fornecimento de substâncias ilícitas a atletas -que foi trazido à tona em investigações promovidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

De acordo com apurações de uma comissão independente constituída pela Wada e outras feitas pelo professor Richard McLaren, autoridades, atletas, técnicos, membros do serviço secreto, laboratórios e médicos atuaram em conluio para burlar regras antidoping e obter medalhas, sobretudo, na Universíade de Kazan, em 2013, no Mundial de atletismo de Moscou, também em 2013, e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

O esquema gigantesco teria envolvido um número superior a 1.000 atletas de mais de 30 modalidades.

Segundo o "The New York Times", a mudança no tom promovida pelos russos tem a ver com um desejo de se reconciliar com entidades esportivas internacionais.Vale lembrar que o atletismo do país foi barrado dos Jogos Olímpicos do Rio pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), e inúmeros atletas de outras modalidades também tiveram suas participações vetadas -a Rússia também foi banida dos Jogos Paraolímpicos do Rio.

Desde que o caso estourou, em dezembro de 2015, toda a cúpula do combate antidoping na Rússia foi substituída. Anna Antseliovich, que faz parte da nova safra de dirigentes do país e não está sendo investigada, quer melhorar as relações, principalmente com o COI (Comitê Olímpico Internacional).Apesar de agora admitir que o esquema existiu, as autoridades russas rechaçam que houve patrocínio do Estado russo -em significado, do presidente Vladimir Putin e seus assessores mais próximos.

Vitali Smirnov, que foi indicado neste ano por Putin para reformar o sistema antidoping no país, disse: "cometemos muitos erros". Porém, "não quis falar sobre responsáveis".

Smirnov também foi ministro do Esporte do país. A pasta é de onde, segundo a Wada, partiu boa parte das orientações para implementar o esquema."Temos de encontrar as razões pelas quais jovens esportistas têm se dopado, por que eles concordam em se dopar", disse o dirigente, que ao mesmo tempo em que reconheceu o esquema de dopagem sugeriu que o consumo de substâncias ilícitas está disseminado por todo o esporte mundial.

Ele também argumentou a Rússia não contou com a mesma complacência oferecida a outras nações no que diz respeito a indícios de esquemas de dopagem em funcionamento. Com informações da Folhapress.

Leia também: Após 15 temporadas, brasileiro Nenê chega a 10 mil pontos na NBA

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 19 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 21 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 21 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 19 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 20 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 21 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 18 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida