Rússia pode expulsar diplomatas americanos em resposta às sanções

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi citado por agências de notícias como quem propôs as medidas a Putin

© Djordje Kojadinovic / Reuters

Mundo retaliação 30/12/16 POR Folhapress

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (30) o plano de expulsar 35 diplomatas americanos e proibir os funcionários dos Estados Unidos de usarem a "datcha" (casa de veraneio russa) e um depósito em Moscou, em retaliação às sanções de Washington, informaram agências de notícias russas.

PUB

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi citado pelas agências dizendo que havia proposto as medidas ao presidente Vladimir Putin."O ministério das Relações Exteriores [...] propôs ao presidente russo declarar persona non grata 31 diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Moscou e quatro diplomatas do consulado geral americano em São Petersburgo", disse Lavrov em um discurso na televisão.

Lavrov disse que a Rússia não vai deixar as sanções sem resposta e que as alegações de que o país interferiu nas eleições americanas não tinham fundamento.Mais cedo, as agências reportaram que o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev afirmou, também nesta sexta, que o presidente Barack Obama está terminando seu mandato em uma "agonia anti-Rússia".

As declarações foram feitas um dia depois de o governo americano impor sanções a Moscou em resposta ao ataque de hackers aos servidores do Partido Democrata, que resultou no vazamento de quase 20 mil e-mails e na renúncia de Debbie Wasserman Schultz, presidente do partido -a suspeita é de que o governo russo quis interferir no processo eleitoral para a presidência dos Estados Unidos.

"É lamentável que o governo Obama, que começou restaurando nossos laços, esteja terminando seu mandato em uma agonia anti-Rússia ", disse Medvedev em sua página no Facebook.

SANÇÕES AMERICANAS

Os alvos da medida americana foram funcionários do governo russo e serviços de inteligência do país. O Departamento de Estado deu 72 horas para 35 diplomatas russos e suas famílias deixarem o país.

Segundo o comunicado de Obama, as ações "são uma resposta necessária e apropriada aos esforços de prejudicar os interesses dos EUA numa violação às normas de comportamento internacionais estabelecidas".

"Vamos continuar tomando uma série de ações quando e onde quisermos, e algumas delas não virão a público", completou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta que os passos do governo têm como objetivo "dar um golpe nos planos da próxima administração."Donald Trump afirmou em seguida que é o momento de o país "partir para coisas maiores e melhores", mas anunciou que pretende se reunir com os chefes dos serviços de inteligência para saber mais sobre a suposta interferência. Com informações da Folhapress.

Leia também: Diplomata russa chama governo Obama de 'grupo de falhados rancorosos'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

economia DPVAT Há 20 Horas

Novo DPVAT: saiba o valor e como vai funcionar o novo imposto

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Nasa divulga imagens impressionantes das enchentes em Porto Alegre

brasil Brasil Há 20 Horas

Quase 10 mil animais foram resgatados durante as enchentes no RS

fama MARIANA-DERDERIÁN Há 21 Horas

Estrela da TV chilena perde filho de 6 anos em incêndio trágico

esporte Análise Há 19 Horas

Rivalidade sem fim: Quantos gols separam Cristiano Ronaldo e Messi?

mundo Youtuber Há 21 Horas

Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul

mundo Animais Há 20 Horas

Concurso seleciona as fotografias de animais mais divertidas do ano; veja

brasil Tatu Há 21 Horas

Maior Tatu do mundo é fotografado na Serra da Canastra, em Minas Gerais

fama JUSTIN-BIEBER Há 21 Horas

Justin Bieber e Hailey Bieber anunciam gravidez de primeiro filho