UE registrará aço brasileiro para eventual medida antidumping

A denúncia publicada no Jornal Oficial da União Europeia mostra que as autoridades estimam uma margem de dumping média de 40-70% para o Brasil

© Divulgação

Economia COMEX 06/01/17 POR Estadao Conteudo

A Comissão Europeia informou nesta sexta-feira, 6, que as autoridades aduaneiras dos países que fazem parte da União Europeia devem registrar, a partir do sábado, 7, todos os produtos de aço plano laminado a quente não folheados, chapeados ou revestidos importados do Brasil e da Rússia. A denúncia publicada no Jornal Oficial da União Europeia mostra que as autoridades estimam uma margem de dumping média de 40-70% para o Brasil e de 20-40% para a Rússia. O registro das compras visa a comprovar esses valores.

PUB

A medida faz parte de um processo, iniciado em julho de 2016 a pedido da Eurofer, associação das siderúrgicas europeias, sobre a prática de dumping que resultou em uma investigação contra cinco países: Brasil, Rússia, Irã, Sérvia e Ucrânia. Contra os três últimos países, porém, a Comissão Europeia disse não ter encontrado provas suficientes para considerar o registro das importações.

As siderúrgicas europeias alegam que as importações desses produtos aumentaram, derrubando os preços. Na queixa inicial, há dados que mostram que as importações no primeiro trimestre de 2016 foram mais de 30% superiores às do quarto trimestre de 2015. E as vendas desses produtos para a União Europeia em 2015 mais do que dobraram ante 2014. Segundo a denúncia da Eurofer, as importações dos cinco países inicialmente citados foram objeto de dumping por margens consideráveis, variando de 20% a 50%.

No pedido atualizado feito pela associação e disponibilizado no Jornal Oficial da União Europeia, há a comparação do volume médio mensal agregado das importações dos produtos no período de 1º de julho de 2015 a 30 de junho de 2016 com o período de 1º de julho de 2016 a 31 de outubro de 2016. Esta comparação revelou um aumento de 24% do volume mensal médio das importações dos cinco países citados inicialmente.

Mesmo depois de o processo antidumping ter sido aberto, em julho, o aumento das importações dos produtos em questão foi de 14%, sendo 73% de alta dos produtos vindos da Rússia e 26% do Brasil. Por outro lado, houve redução dos volumes enviados por Irã e Ucrânia, enquanto a quantidade exportada pela Sérvia se manteve estável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 23 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 22 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

fama Gracyanne Barbosa Há 22 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

mundo EUA Há 21 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama ANITTA-CANTORA Há 17 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 14 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama CAROL-NAKAMURA Há 19 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 18 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul