Áudios indicam que EUA usaram Estado Islâmico para derrubar Assad

Antes da Rússia começar a prestar apoio militar à Síria, governo Obama acreditava que a expansão do Estado Islâmico ajudaria a fazer com que o presidente sírio negociasse com Washington

©  Sana Sana / Reuters

Mundo Vazamento 11/01/17 POR Notícias Ao Minuto

A administração do presidente dos EUA, Barack Obama, contava com que o alastramento do Estado Islâmico, agrupamento terrorista radical, levasse a Rússia a negociar com Washington quanto à destituição de Assad, diz o jornal Washington Times, citando gravações dos comentários do atual secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

PUB

Antes de a Rússia começar a prestar apoio militar à Síria no âmbito do combate aos radicais, a administração de Barack Obama acreditava que a expansão do Estado Islâmico ajudaria a fazer com que o presidente sírio, Bashar Assad, participasse das negociações com Washington, diz a edição.

Segundo o Washington Times, tais declarações foram feitas pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, durante uma conversa a portas fechadas com ativistas sírios, à margem de uma sessão da Assembleia Geral da ONU, sendo que foram gravadas na época e vazadas alguns meses depois.

Mais cedo, o site WikiLeaks divulgou um link com a gravação áudio da conversa de Kerry, datada de outubro do ano passado.

O que levou a Rússia a entrar [na Síria]" foi o fortalecimento do Estado Islâmico", disse Kerry. "[O Estado Islâmico] estava ameaçando a hipótese de chegar a Damasco e por aí adiante. Estávamos acompanhando isso. Víamos que [o Estado Islâmico] estava ganhando força e pensávamos que Assad estava em perigo [de ser destituído]."

O conflito armado na Síria continua desde março de 2011. As tropas governamentais estão se opondo aos militantes de vários agrupamentos armados. Desde 30 de setembro de 2015, a pedido do presidente sírio Bashar Assad, a Rússia começou a efetuar ataques aéreos contra as posições dos terroristas no território sírio. (Sputnik Brasil)

Leia também: Rússia: 'Deus fez o mundo em 7 dias, Obama tem 2 a mais para destruir'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes